Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DA IGREJA


Padre de Itaúna que está vivendo na Itália fala do cenário dramático que tomou conta do país

30/03/2020

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

O JM conversou com o Padre Carlos Henrique Alves Bueno, sacerdote itaunense que vive em Roma, na Itália, onde estuda no Pontifício Colégio Pio Brasileiro. Ele conta que tem vivido momentos difíceis e que vão ficar marcados na história mundial. 

A situação por lá é tão grave que o país já chegou a registrar quase mil mortes por covid-19 em apenas 24 horas, ultrapassando mais de 4 mil desde do início da pandemia. A Itália está em severa quarentena, e pra sair de casa as pessoas precisam comprovar esta necessidade. 

Padre Carlos conta que, assim como muitas pessoas no Brasil, lá na Itália quase ninguém levou a doença sério quando os primeiros casos começaram a aparecer. E essa indiferença, tanto do povo quanto das autoridades, foi que acabou causando todo este cenário devastador. 

Com a crise instalada Padre Carlos conta que a população se desesperou nos primeiros dias, correndo até os supermercados para estocar alimentos. Mas ao contrário do que se esperava, até agora o país não enfrentou cenário de desabastecimento.

O isolamento social na Itália, que tem garantido que quase ninguém realmente saia de casa, tem feito com que as pessoa busquem alternativas para não deixar a vida parar por completo. 
No caso do Padre Carlos, que está no país para estudar, a saída agora tem sido participar de aulas online.

O sacerdote lembra que o momento é realmente de crise e muito sofrimento, sobretudo para as pessoas que estão perdendo seus entes queridos. Mas ele acredita que esta também tem sido uma fase de aprendizado, tanto para população quanto para Igreja.

O serviço social da Igreja também continua ativo, inclusive no Vaticano, onde ações de caridade como a distribuição de refeições e de remédios não foram paralisadas. As entidades precisaram apenas se adaptar às regras de segurança para que a assistência pudesse ser mantida, sobretudo agora quando ela é ainda mais necessária.

Em relação ao Brasil, Padre Carlos conta que vem acompanhando tudo pelos noticiários e há algumas coisas que o preocupam bastante, principalmente em relação ao posicionamento desencontrado das esferas políticas. 

Para as pessoas que defendem a retomada do comércio a qualquer custo, Padre Carlos deixa um alerta sobre a importância de colocar a saúde e a vida em primeiro lugar.

Ele também lembra que diferente da Europa, o Brasil caminha agora para o inverno, mais um ponto importante que deve ser levado em consideração quando se fala em contágio do coronavírus. 

Mais uma vez Padre Carlos orienta os brasileiros a ficarem atentos às orientações repassadas pelas autoridades sanitárias, que cuidem da higiene e evitem aglomerações. Segundo ele este momento de crise só será superado com muita determinação, compromisso e fé.

Foto: Arquivo Pessoal





Veja também



Início  10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 Fim


RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis