Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DA IGREJA


Orientações para celebrar a Semana Santa em família, a Igreja Doméstica!

08/04/2020

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

“Esta santa solenidade não tem igual no decurso do ano. Esta festa nos sustenta no meio das aflições que encontramos neste mundo. [...] Congrega os que estão longe e reúne na unidade da fé os que, porventura, se encontram fisicamente afastados.” (Santo Atanásio, séc. IV).

Para que você e sua família vivam de forma mais espiritualizada a Semana Santa a partir do lugar onde vocês se encontrarem, seguem algumas orientações e sugestões para cada dia. O importante é zelar pela vida, em tempo de coronavírus, e zelar pela fé, no tempo intenso da preparação imediata e a celebração pascal:

Domingo de Ramos e da Paixão:

Coloque um ramo verde na porta, portão ou muro de sua casa ou apartamento. Sinal de sua participação neste domingo. Na hora da transmissão da missa de Ramos e da Paixão pela TV, rádio ou internet, prepare um pequeno altar, com uma toalha vermelha (cor litúrgica do dia), uma cruz, um belo ramo verde/vaso florido e a Bíblia, aberta no texto da entrada de Jesus em Jerusalém (Mateus 21,1-11). O ramo ou vaso será abençoado no início da celebração através das mídias. Terminada a transmissão da missa, coloque o pequeno altar com a cruz, o ramo verde/vaso e a vela onde a família costuma rezar. Acenda-se a vela quando alguém for rezar ainda neste dia.

Segunda, terça e quarta-feira santa:

Durante a transmissão e sua participação na missa pelas mídias, colocar, no cantinho de oração familiar, a vela acesa, o ramo/vaso abençoado no domingo e a cruz, se possível sobre uma toalha ou pano roxo (cor litúrgica destes dias). 
Rezar o Santo Terço após a celebração assistida/ouvida, já que não haverá procissões públicas.

Ceia do Senhor:  

Início do tríduo pascal. Para este tríduo, vivemos uma quaresma de preparação. 
À noite, preparar a mesa da casa como se fosse para um café ou uma refeição.
Participar da missa transmitida com piedade e atenção. Terminada a missa, a família (sem convidados para se evitar ajuntamento maior de pessoas) se senta para tomar a ceia doméstica. 
Antes da refeição, leiam o texto do lava-pés: João 13,1-15. Na porta principal da casa ou janela, colocar (ou pendurar) uma cruz para sinalizar que sua família está celebrando o tríduo pascal.
Se possível ainda, faça um pequeno altar com uma toalha branca (cor litúrgica do dia), a Bíblia e a vela que acompanharam a semana até esta noite santa.

Paixão e morte do Senhor (dia de jejum, abstinência de carne, oração e penitência):

Preparar em algum lugar da casa, onde a família for rezar, um altar com a Bíblia e uma bela cruz com Jesus nela, sobre uma toalha ou pano vermelho (cor litúrgica do dia).
Pela manhã, cada família poderia rezar a Via Sacra (pelo livro da Campanha da Fraternidade ou outro qualquer) ou acompanha-la por alguma transmissão (rádio, TV ou internet).
Às 15h, ligar a TV, rádio ou internet, para a Celebração Litúrgica da Paixão e Morte de Jesus. Abrir sua Bíblia no texto da paixão: João 18,1 – 19,42.
Durante o silêncio de contemplação/adoração da cruz, fixem os olhos na cruz que está sobre seu altar doméstico. Jesus morreu por nós e para nossa salvação! Adore este mistério em silêncio, com reverência e gratidão. À noite, a família poderia rezar o Terço da Misericórdia diante do altar doméstico.

Vigília Pascal:

Preparar um altar com toalha branca (cor litúrgica desta noite), com flores, a cruz, uma vela nova (que será abençoada nesta noite; algumas paróquias oferecem ou vendem mini-círios), a Bíblia e um copo com água
A sua vela será abençoada como o Círio Pascal nas Igrejas, no início da Vigília. A água será abençoada durante a celebração para ser tomada e aspergida como recordação batismal.
Deixe a Bíblia aberta no texto evangélico desta noite, a Ressurreição do Senhor (Mateus 28,1-10).

Páscoa da Ressurreição:

Mantenha o belo altar da noite anterior: flores, vela, cruz, Bíblia, água abençoada e, acrescentando agora, uma imagem de Nossa Senhor
Participe da missa da Páscoa pelas mídias.
Acompanhe a bênção do Santíssimo Sacramento dada neste dia.
Em seguida, se houver após a missa um percurso com o Santíssimo Sacramento pelas ruas da sua paróquia ou cidade, prepare-se para contempla-lo passando - quem sabe - na frente de sua casa.
Organizar o almoço ou um café como refeição familiar para celebrar a Páscoa.
Hoje celebra-se também o triunfo de Nossa Senhora. Diante do altar, a família poderia concluir o dia com o Santo Terço.

Que o Senhor Vivente nos faça experimentar sua presença invisível, vitoriosa e poderosa no seio da história humana, marcada por muitas sombras e vales de morte, e nos liberte dos males que nos afligem neste tempo. 
A todos, feliz e santa Páscoa! Cristo vive e nós com Ele!

Setor litúrgico diocesano.
Com aprovação e recomendação de Dom José Carlos Campos, Bispo Diocesano.





Veja também



Início  11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 Fim


RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis