Os católicos comemoram hoje o dia de Nossa Senhora de Fátima. A data remete à primeira das aparições de Maria aos três pastores – Jacinta, Francisco e Lúcia – na cidade de Fátima, em Portugal, no ano de 1917.
Normalmente nesta data os devotos participam de rezas do terço, missas especiais, procissões e quermesses, homenageando a mãe de Jesus sob o título de Nossa Senhora de Fátima.
Neste ano, devido à pandemia e às regras de isolamento social, as igrejas, grutas e outros espaços dedicados aos cultos religiosos continuam fechados, o que não vai impedir as homenagens e manifestações de fé.
O Padre Geraldo Gabriel de Bessa, administrador da Paróquia de Santo Antônio, tem recomendado aos fieis que mantenham a devoção e dá dicas de como fazer isso sem sair de casa:
Segundo o sacerdote, o carinho pelo título de Nossa senhora de Fátima está muito ligado à história das aparições em Portugal, tanto no que diz respeito à simplicidade como na importância das mensagens de paz universal.
Em Portugal, pela primeira vez na sua história, o Santuário de Fátima vai celebrar sem os peregrinos, atendendo às decisões sanitárias determinadas pelas autoridades de saúde diante da pandemia da Covid-19. Desde ontem à noite estão acontecendo as celebrações próprias da festa, mas com portas fechadas e transmissão pelos canais de Youtube e Facebook do Santuário de Fátima.
Um dos atos concretos pedidos pelos representantes do santuário é que os devotos de Nossa Senhora de Fátima acendam uma vela na janela de suas casas, como forma de participar da peregrinação.
Foto: Arquivo Rádio Santa Cruz FM