A flexibilização do distanciamento social pode começar a atingir as igrejas em breve. Esta é a percepção do Bispo da Diocese de Divinópolis, Dom José Carlos de Souza Campos.
Ele veio a Pará de Minas ontem para uma reunião com os padres, com o objetivo de levantar informações sobre a situação das cidades que compõem a Forania Nossa Senhora da Piedade, em relação à pandemia da Covid-19.
Durante o encontro ele falou do desejo dos fieis, assim como da própria Igreja Católica em retomar as celebrações, desde que a decisão não coloque em risco a vida dos fiéis e dos sacerdotes.
Em conversa com o JM, Dom José Carlos explicou que a Diocese é muito grande e por isso a situação de cada um dos 25 municípios que a compõem é diferente em relação aos casos de coronavírus.
Por causa dessa diversidade é que as medidas de retomada atenderão uma lógica diferente daquela que marcou o início da quarentena:
O bispo deixou bem claro que a decisão de reabertura das igrejas será das autoridades sanitárias, através dos decretos municipais.
A expectativa é que as determinações municipais, quando forem publicadas, sinalizem todas as orientações e medidas preventivas para que as igrejas possam receber os fiéis de forma segura. Enquanto isso não acontece, Dom José Carlos avalia a quarentena que, em sua opinião, será marcada pelo aprendizado.
O bispo destacou também os avanços obtidos em relação à religiosidade através das mídias sociais, valorização dos sacramentos e o crescimento da Pastoral da Comunicação.
Também deixou uma mensagem à população, chamando atenção para a prevenção contra o coronavírus, o cuidado com o próximo e a importância da oração nesse período de isolamento.
Em Pará de Minas, a expectativa é que a reabertura das igrejas seja um dos temas a serem discutidos na próxima reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus, que deve acontecer ainda nesta semana.