Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DA IGREJA


Diocese de Divinópolis anuncia retomada das celebrações litúrgicas com restrições

09/06/2020

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

A Diocese de Divinópolis publicou novas orientações para as paróquias sobre a atuação das mesmas durante da pandemia do coronavírus. O documento assinado pelo bispo Dom José Carlos de Souza Campos determina que elas cumpram os decretos municipais. No caso de Pará de Minas, a recomendação é que as igrejas abram as portas na próxima segunda-feira, 15 de junho, mas com funcionamento parcial.

O número de fieis não poderá exceder 40% do espaço físico e as condições sanitárias deverão ser observadas com rigor. Essas normas também prevalecerão sobre os batizados e casamentos. O bispo também recomenda que as celebrações sejam curtas, sem o abraço da paz e sem as mãos estendidas ao próximo. A comunhão será dada somente na mão. A Diocese também pede que os padres não celebrem diariamente, priorizando as tardes de sábado e domingo.

O documento também recomenda que as celebrações online continuem, para atender aos que não podem ou não querem participar ainda das celebrações presenciais permitidas. Aos fieis está sendo solicitado o uso de máscaras e álcool em gel. A retomada das atividades estará restrita às celebrações litúrgicas, continuando proibidos os encontros, reuniões, catequese e outras atividades. No caso dos doentes e idosos, está sendo solicitada a possibilidade deles receberem a comunhão em suas casas, mediante consentimento das famílias e/ou dos cuidadores.

Se for solicitado, também poderão fazer confissões domiciliares ou hospitalares, assim como a Unção dos Enfermos. A Diocese também pede aos padres que nas cidades onde houver mais de uma paróquia, como é o caso de Pará de Minas, que as decisões sejam comuns. Já nos municípios onde o decreto da prefeitura mantém proibidas as celebrações, a determinação é que ele seja cumprido.

Essas orientações estarão em vigor até 30 de junho, quando a situação da pandemia será avaliada e atualizada. Dom José Carlos ainda pediu aos padres que estejam atentos às situações de agravamento do quadro de contágio e se for necessário que as igrejas sejam fechadas novamente. Ele teme pelo aumento de casos como aconteceu nos lugares onde as celebrações foram liberadas, por isso recomenda calma na retomada das celebrações religiosas.

A avaliação de Dom José Carlos é que não haverá retorno às celebrações ordinárias ainda por um bom tempo. Quanto à solenidade de Corpus Christi, na próxima quinta-feira, a recomendação é que ela aconteça com uma pequena equipe, priorizando-se a transmissão pelas mídias. E mesmo com essa restrição de público, a Diocese pede que sejam recolhidas doações de alimentos, agasalhos, cobertores, fraldas, máscaras, álcool, material de higiene e outros itens que possam ser distribuídos aos mais necessitados.

Para facilitar as doações, a sugestão é que um veículo com o andor eucarístico, acompanhado de um carro de som e um veículo para coleta circule pelas ruas. Foi sugerida ainda a exposição do Santíssimo Sacramento na porta das igrejas, para que as pessoas possam passar sem demora e sem aglomeração, deixando ali a sua doação.

Foto: Diocese de Divinópolis




Veja também



Início  3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 Fim


RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis