Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DA IGREJA


Papa Francisco transferiu o Dom Francisco Cota para a Diocese de Sete Lagoas

12/06/2020

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

Na manhã de hoje, 10 de junho, o Papa Francisco transferiu o Dom Francisco Cota, bispo auxiliar de Curitiba-PR e filho da Diocese de Divinópolis-MG, para a Diocese de Sete Lagoas-MG. Dom Francisco Cota, que foi nomeado bispo no dia 7 de junho de 2017 e ordenado no dia 26 de agosto do mesmo ano, irá substituir Dom Aloísio Vitral, que teve seu pedido de renúncia aceito pelo Papa Francisco. A posse de Dom Francisco Cota será no dia 1º de agosto, data que ele celebrá seus 21 anos de ministério presbiteral.

Dom Francisco Cota:

Natural de Onça do Pitangui-MG, é filho de Francisco Teixeira de Oliveira Sobrinho e Carmelita Cota Teixeira. Nasceu no dia 05 de agosto de 1969, sendo o 4º filho entre 9 irmãos. Tem a mãe e um dos irmãos falecidos. Estudou o Primário no povoado rural de Colônia, na Escola Estadual da Fazenda do Capão, no mesmo Município, onde, ainda hoje, reside sua família. Completou o Ensino Fundamental, então 8ª série, na Escola Estadual Manoel Batista, na Cidade de Pará de Minas.

Fez o Ensino Médio no Instituto Sagrado Coração, na Cidade Divinópolis. Cursou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Belo Horizonte (1992-1994) e Teologia no Instituto Dom João Rezende Costa (1995-1998). Enquanto cursava Teologia, foi professor de Filosofia e Sociologia na Escola Estadual de Azurita, Município de Mateus Leme-MG. Também fez estágio pastoral na Paróquia São Joaquim, em São Joaquim de Bicas-MG; na Pastoral Vocacional Diocesana; na Comunidade São José de Serra Azul, Município de Mateus Leme; e na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Itaúna-MG.

Ordenado sacerdote no dia 1º de agosto de 1999, pela imposição das mãos de Dom José Belvino do Nascimento. Nos 18 anos de sacerdócio, Dom Francisco trabalhou em três paróquias da Diocese de Divinópolis, sendo: de 1999 a 2009, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Carmo do Cajuru-MG; de 2010 a 2017, na paróquia de Sant’Ana, em Itaúna-MG; e, a partir do dia 29 de janeiro de 2017, iniciou os trabalhos na Paróquia Nossa Senhora do Pilar, em Pitangui-MG.

Além dos trabalhos paroquiais, Dom Francisco sempre colaborou em outras atividades em favor da Diocese, Pastorais e Movimentos. Foi Coordenador Diocesano da Pastoral da Juventude. Lecionou Iniciação doutrinária (Catecismo da Igreja Católica) no Seminário Propedêutico da Diocese. Lecionou Iniciação à Lógica, no Curso de Filosofia da Diocese. É Promotor de Justiça na Causa pela Beatificação do Servo de Deus Padre Libério.

Foi Assessor Diocesano do Movimento de Cursilhos de Cristandade e Diretor Espiritual Diocesano do ECC 3ª Etapa. Foi Vigário Forâneo por 03 mandatos, sendo o primeiro na Forania Divino Espírito Santo e os outros dois na Forania Sant’Ana. Por fim, foi membro do Conselho Econômico Diocesano como Ecônomo Adjunto. No dia 7 de junho de 2017 foi nomeado bispo titular de Fiorentino e auxiliar de Curitiba. Sua ordenação episcopal ocorreu no dia 26 de agosto desse mesmo ano.

Novo Bispo Emérito:

Com a decisão do Papa, dom Aloísio Vitral torna-se agora bispo emérito de Sete Lagoas. Com a aceitação da renúncia pelo Papa, o bispo emérito fica, então, desobrigado das funções concernentes ao governo de sua diocese, mas permanece no exercício de seu ministério episcopal durante toda a vida. Dom Aloísio é natural do Rio de Janeiro (RJ), tendo nascido em 23 de abril de 1955. Sua entrada no seminário se deu aos 20 anos, em fevereiro de 1976, na congregação dos padres do Sagrado Coração de Jesus, em Jaraguá do Sul. Cursou Filosofia de 1977 a 1979, em Brusque, e Teologia de 1980 a 1983, em Taubaté. Concluiu o curso de Teologia em 1985 na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Sua ordenação diaconal foi celebrada em 28 de junho de 1985, na Igreja Santo Antônio, em Belo Horizonte e a ordenação sacerdotal no dia 18 de janeiro de 1986. Padre Aloísio tomou posse na paróquia de Santo Antônio, em Nova Lima, em 26 de janeiro de 1986, onde permaneceu até 1990. Assumiu a reitoria do Seminário de Filosofia Emaús da Arquidiocese de Belo Horizonte, de 1991 a 1992. No ano seguinte, em 1993, tomou posse como pároco da paróquia Santa Efigênia dos Militares, onde permaneceu até outubro de 2005.

Nesta paróquia criou a Estação da Vida. Padre Aloísio foi também Formador Espiritual no seminário maior da arquidiocese. Antes de ser nomeado bispo, era pároco da paróquia Nossa Senhora das Dores, em Belo Horizonte. 
Aos 11 de fevereiro de 2006 foi nomeado bispo-auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte. Foi ordenado bispo no dia 25 de março do mesmo ano por dom Walmor Oliveira de Azevedo. No dia 25 de novembro de 2009, o Papa Bento XVI o nomeou bispo da diocese de Teófilo Otoni. Seu lema episcopal é “Revestido de profunda misericórdia”. No dia 20 de setembro de 2017, foi nomeado o quinto bispo da diocese de Sete Lagoas, pelo Papa Francisco, sucedendo a dom Guilherme Porto.

Diocese de Divinópolis
Foto:
CNBBS2 - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - Regional Sul 2





Veja também



Início  8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 Fim


RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis