Quem passou pelo centro de Pará de Minas ontem se surpreendeu com os portões do Santuário Nossa Senhora da Piedade abertos para que os fieis pudessem entrar e fazer suas orações.
Isso não acontecia desde março, devido à pandemia da Covid-19, quando a Diocese de Divinópolis determinou o fechamento dos templos, como medida de segurança.
A emoção tomou conta de muitas pessoas, entre elas Lúcia Celestino e Maísa Henriques, para quem o momento foi importante reencontro com o ambiente religioso.
O administrador paroquial, Padre Charley Marcelino Silva, falou ao JM que a decisão de reabrir as portas nas quintas-feiras, que é o dia de exposição do Santíssimo Sacramento, foi amparada na experiência de 12 de outubro, dia dedicado a Nossa Senhora Aparecida. Naquele feriado, o Santuário ficou aberto e houve um combinado para que os fieis tivessem acesso ao interior do templo, obedecendo todos os protocolos de segurança.
Além do álcool em gel, disponibilizado na porta, o sacerdote orientou o uso de máscara e ocupação dos assentos sinalizados, resguardando o distanciamento social. Também foi pedido que eles levassem uma toalha, de papel ou pano, para ajudar na higienização do local. Padre Charley ficou satisfeito com o comportamento dos fieis, já que 100% deles obedeceram à risca as orientações.
E foi esse comportamento exemplar que permitiu a abertura do Santuário para os dias de adoração. Também pesou na decisão o forte desejo dos fieis de visitarem o Santíssimo, já que enquanto os portões estavam fechados, muitas pessoas se ajoelhavam na rua para fazer as orações:
Padre Charley acredita que a partir desse comportamento mais consciente a paróquia terá oportunidade de fazer uma reabertura gradativa, sempre com muita segurança.
Por enquanto, além das missas aos finais de semana, o Santuário Nossa Senhora da Piedade continuará aberto às quintas-feiras, de 8h as 18h.
Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM