Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DA IGREJA


Igreja e instituições de saúde alertam para protocolos sanitários durante as comemorações de fim de ano

18/12/2020

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

O Papa Francisco voltou a falar sobre as celebrações de Natal que, neste ano, precisarão ser realizadas em meio a inúmeras restrições sanitárias, por causa da pandemia do novo coronavírus. Segundo o Papa, serão necessárias restrições e inconvenientes, mas que é preciso pensar que o Natal da Virgem Maria e de São José, também não foi de rosas e flores.

O pontífice relembrou as dificuldades enfrentadas pela sagrada família e destacou que a fé, esperança e o amor, os guiaram e os mantiveram. Ele abordou o tema no intuito de incentivar as pessoas a se protegerem contra o vírus e evitarem aglomerações próprias dessa época do ano. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) criou uma cartilha orientações educativo com a finalidade de diminuir os riscos de transmissão da covid-19 durante o período de festas do Natal e do réveillon.

A entidade orienta a quem deseja fazer reuniões que estipule um limite de convidados, garantindo o distanciamento de 2 metros e que, preferencialmente, realize o evento em locais abertos e ventilados. O material educativo também traz orientações sobre o modo de preparar e servir os alimentos, a organização do ambiente e medidas gerais de proteção tanto para quem vai receber outras pessoas em sua casa, como quem vai para algum evento.

E para quem for convidado para celebrar as festas fora de casa, é importante usar máscara sempre que não estiver comendo ou bebendo, manter a distância dos demais convidados, evitar apertos de mão e abraços, lavar ou higienizar com álcool as mãos com frequência e não compartilhar copos e talheres. Quem estiver organizando os eventos, caso ofereçam bebidas, devem disponibilizá-las em embalagens individuais, como latas ou garrafas, arrumadas em baldes com gelo, para que as pessoas possam se servir sozinhas.

Outra orientação é oferecer condimentos, molhos para salada ou temperos embalados individualmente, sempre que possível. Pessoas que fazem parte de algum grupo de risco para casos graves de covid-19 ou moram com alguém que faz parte desse grupo também devem se proteger e evitar as festas. São consideradas pessoas com maior risco para casos graves são os portadores de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal crônica em estágio avançado, imunodepressão provocada pelo tratamento de doenças autoimunes, como lúpus ou câncer; pessoas acima de 60 anos de idade, fumantes, gestantes, mulheres em resguardo e crianças menores de 5 anos.

A Fiocruz alerta, ainda, que mesmo seguindo todas as orientações, nenhuma medida é capaz de impedir totalmente a transmissão da covid-19, e que a forma mais segura de passar as festas de fim de ano, é ficar em casa e celebrar apenas com as pessoas que moram ali. As orientações foram divulgadas tanto em uma cartilha, disponível online quanto em cards informativos que podem ser compartilhados pelo WhatsApp e demais redes sociais. 

Foto Ilustrativa: pixabay.com




Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 Fim


RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis