Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DA IGREJA


Quaresma traz a abertura da campanha da fraternidade ecumênica

17/02/2021

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

A Quarta-Feira de Cinzas é o momento que marca o início do período da Quaresma para os católicos. Com o coronavírus, o tempo de recolhimento e oração passa por algumas alterações. Entre elas, o rito da imposição das cinzas na cabeça dos presentes. Tanto o padre, quanto os ministros deverão permanecer em silêncio e com a máscara de proteção, assim como todos os fiéis.

Nesse período, a Igreja Católica lembra a trajetória de paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, durante o qual os fiéis são convidados a uma vivência de oração e penitência, em preparação para a Festa da Páscoa. Outro marco dessa Quarta-Feira de Cinzas é a abertura da Campanha da Fraternidade, que será ecumênica em todo o Brasil e terá como tema:

“Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”. Já o lema será: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”. 
A presidência da CNBB divulgou nota esclarecendo pontos referentes à campanha, que provocou a ira de conservadores brasileiros ao fazer defesa explícita e inédita da população LGBT. 

O texto-base deste ano, cujo tema reforça a importância do diálogo frente à polarização, ainda ressalta que mulheres, especialmente as negras e as indígenas, são as maiores vítimas do "sistema de violência" no Brasil, e enaltece a importância das políticas de defesa dos direitos humanos. 
O mais polêmico parágrafo, no entanto, é o que afirma que "outro grupo social que sofre as consequências da política estruturada e da criação de inimigos é a população LGBTQI+". 

Mas a abordagem de temas espinhosos já não é mais novidade na campanha da fraternidade que já tratou de temas polêmicos como os encarcerados, a discriminação racial, o tráfico humano e o desemprego. 
A partir do século 21, a cada cinco anos ela é realizada de forma ecumênica, ou seja, a escolha do assunto não recai somente sobre um colegiado da CNBB, mas sim aos membros do Conselho Nacional das Igrejas Cristãos do Brasil (Conic) – também integrado pelos católicos.

Hoje à tarde o bispo da Diocese de Divinópolis, Dom José Carlos de Souza Campos, vai se reunir com a imprensa do Centro-Oeste mineiro para falar do assunto. A coletiva está marcada para as 13 horas.

Foto Ilustrativa: Reprodução CNBB




Veja também



Início  6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 Fim


RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis