Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DA IGREJA


Animação fotográfica de Padre Libério viraliza nas redes sociais: autor não esperava tanta repercussão

05/03/2021

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

Algumas pessoas levaram um susto ao ver, nas redes sociais, o rosto de Padre Libério se movimentando como se ele estivesse vivo, mais de 40 anos depois de sua morte. Mas a grande maioria mesmo se emocionou com as suaves expressões de paz e serenidade do Servo de Deus. A imagem em movimento mostra o rosto do sacerdote, num registro feito no final da década de 1970.

E a animação foi produzida pelo historiador e pesquisador itaunense Charles Aquino, que se dedica à pesquisa das famílias e da cultura do Centro-Oeste mineiro. 
Charles conversou com o Jornal da Manhã contando que sempre cultivou um ótimo relacionamento com a cultura e a história de Pará de Minas e por saber do carinho e da devoção que a cidade tem por Padre Libério que ele deu este presente. 

Segundo Charles, as novas tecnologias têm ajudado muito nas pesquisas, proporcionando ferramentas incríveis para trabalhar com toda espécie de documentos, inclusive com fotografias antigas. Foi aí que ele teve contato com o site MyHeritage que, mês passado, lançou um programa que usa “Inteligência Artificial” para manipular e animar fotografias. 

A de Padre Libério foi apenas uma das personalidades que ele aplicou neste programa, que dá vida a imagens tão importantes para a história e a fé popular. O historiador costuma receber muita ajuda dos pesquisadores de Pará de Minas em seus trabalhos e em uma dessas parcerias ele teve acesso a alguns materiais sobre Padre Libério, encaminhados por José Roberto Pereira e Alaércio Delfino. 

Foi, inclusive, desse material que ele retirou a foto que seria manipulada. 
Charles ficou tão feliz com o resultado que encaminhou logo o arquivo de presente a José Roberto e Alaércio e eles logo postaam nas redes sociais. A surpresa veio depois de algumas horas, quando o rosto do Padre Libério em movimento se multiplicou pelos perfis de Facebook e Instagram. 

Perguntado se esperava que tanta gente tivesse acesso a esse trabalho, Charles disse que não e considera essa repercussão muito positiva, sobretudo em relação ao uso das novas tecnologias que vêm oferecendo importantes ferramentas para auxiliar na pesquisa e na aproximação da história. 

E ele não se referiu apenas à animação de fotografias pela inteligência artificial, mas também à aproximação das pessoas pelos aplicativos de comunicação, e de chamadas de vídeo, que garantem inclusive a perpetuação das recordações familiares e de amigos. 

Fotos e Vídeo: Arquivo Pessoal




Clique nas fotos para ampliar


Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Fim


RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis