Depois de mais de um ano com atividades presenciais suspensas o Centro Juvenil Salesiano, popularmente conhecido como Patronato, voltou a receber crianças e adolescentes para as diversas oficinas profissionalizantes oferecidas pela obra social.
As atividades foram reiniciadas nesta semana, com aulas nas segundas e quartas-feiras. O espaço e a equipe de educadores foi totalmente preparado para este momento de retomada, seguindo rigorosamente as diretrizes do Plano Minas Consciente e do decreto municipal de enfrentamento à covid-19.
Além das medidas básicas, como uso de máscaras e higienização, o Patronato diminuiu a quantidade de socioeducandos atendidos por dia, pois é permitida a ocupação de apenas 40% da capacidade da instituição.
A gerente Ana Paula Carvalho Santos informou que foi pensado cada detalhe para garantir o máximo de segurança aos assistidos e profissionais.
O Patronato atende crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade. No espaço, são oferecidas oficinas de artes, informática, música, esporte, formação cidadão e formação religiosa.
Os alunos participam das atividades no contraturno escolar e o Patronato oferece duas alimentações por turno. Por se tratar de uma entidade sem fins lucrativos, toda despesa é custeada por recursos investidos pelos financiadores.
O retorno das atividades foi marcado por muita alegria e saudades. Nós conversarmos com Ana Alice, professora de música, que ficou emocionada em voltar a sentir o carinho dos alunos mais de perto. Ela, inclusive, acredita que a oficina pode ajudar os alunos a enfrentar a pandemia, sobretudo no fator psicológico.
Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho do Patronato e até ajudar a obra social com alguma doação ou prestação de serviços, pode entrar em contato pelo telefone 3236 5142. O endereço é rua Padre Zanor, sem número, na Vila Benvida.
Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM