Tradicional em Pará de Minas, a Festa de São Cristóvão será aberta hoje. Até o próximo dia 25, quando se celebra o dia dedicado ao santo, haverá celebrações eucarísticas e barraquinhas na Igreja que leva o nome do padroeiro, além da carreata, que reúne centenas de veículos em um momento de fé e adoração.
São Cristóvão é considerado o padroeiro dos motoristas e viajantes em geral. Seu nome significa “aquele que carrega o Cristo”, e está intimamente ligado à sua história.
A festa em honra ao santo sempre foi realizada com uma participação muito grande de fiéis, por isso, a chegada de julho sempre foi muito aguardada pela comunidade católica para essa celebração.
Em virtude da pandemia de covid-19, nos dois últimos anos, não houve a festa, embora as adorações à São Cristóvão continuassem entre todos os devotos. Mas agora, com o cenário epidemiológico melhor, toda programação já está definida e os organizadores estão otimistas para essa volta.
A festividade será aberta hoje, às 18h, com uma missa celebrada pelo Padre Antônio Carlos Pouza Barbosa. Logo depois haverá barraquinha e show. A carreata acontecerá no dia 23, próximo sábado.
Segundo Lourival Nogueira Duarte, o popular Zikão, um dos membros da organização, a concentração está marcada para 14h, em frente à Igreja de São Cristóvão. O trajeto contemplará diferentes regiões da cidade.
Como devoto de São Cristóvão, Zikão está muito feliz pelo retorno das celebrações e deixa o convite para que as pessoas possam participar desse bonito momento de fé e adoração.
O encerramento da festa será no dia 25, Dia de São Cristóvão, com uma missa às 19h, presidida pelo Padre Antônio Carlos Pouza Barbosa.