Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DA IGREJA


CNBB divulga mensagem sobre a crise no país e pede aos fieis o voto consciente

03/09/2022

Os 292 bispos católicos do Brasil, reunidos na Assembleia Geral da CNBB, divulgaram na manhã de ontem uma mensagem ao povo brasileiro sobre o momento atual.

O texto afirma que é preciso ter compromisso com a promoção, o cuidado e a defesa da vida, desde a concepção até o seu término natural, bem como, da família, da ecologia integral e do estado democrático de direito.

A nota também mostrou a preocupação dos bispos com o tempo difícil que o povo brasileiro está passando, numa crise que escancara a desigualdade estrutural, historicamente enraizada na sociedade brasileira. 

Segundo a visão da CNBB, os alarmantes descuidos com o planeta e a violência latente, explícita e crescente, potencializada pela flexibilização da posse e do porte de armas, ameaçam a sociedade. Entre outros aspectos destes tempos estão o desemprego e a falta de acesso à educação de qualidade para todos.

Além destes problemas, no documento os bispos fazem uma contundente defesa da democracia brasileira: “Como se não bastassem todos os desafios estruturais e conjunturais a serem enfrentados, urge reafirmar o óbvio: nossa jovem democracia precisa ser protegida, por meio de amplo pacto nacional”. 

“Isso não significa somente um respeito formal de regras, mas é o fruto da convicta aceitação dos valores que inspiram os procedimentos democráticos”.

Os bispos reforçaram ainda a preocupação com a manipulação religiosa e a disseminação de fake News que têm o poder de desestruturar a harmonia entre pessoas, povos e culturas, colocando em risco a democracia.

Segundo eles, “a manipulação religiosa, protagonizada por políticos e religiosos, desvirtua os valores do Evangelho e tira o foco dos reais problemas que necessitam ser debatidos e enfrentados em nosso Brasil. É fundamental um compromisso autêntico com o Evangelho e com a verdade”.

O documento afirma que as tentativas de ruptura da ordem institucional, veladas ou explícitas, buscam colocar em xeque a lisura desse processo, bem como, a conquista irrevogável do voto. 

Na mensagem, os bispos conclamam, mais uma vez, toda a sociedade brasileira a participar ativa e pacificamente das eleições, escolhendo candidatos que representem projetos comprometidos com o bem comum, a justiça social, a defesa integral da vida, da família e da casa comum.

Foto: Reprodução/Divulgação




Veja também



Início  13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 Fim


RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis