Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DA IGREJA


Semana Nacional da Vida - 2022

23/09/2022

O subsídio Hora da Vida para a Semana Nacional da Vida 2022 aborda o “Serviço à vida: caminho de fecundidade”. Ele está junto com o Hora da Família, celebrado em agosto deste ano. O material conta com sete roteiros para os encontros de reflexão e uma sugestão para celebrar o Dia do Nascituro, em 8 de outubro, com o tema “Toda violação da dignidade humana ofende a Deus”.

A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) disponibiliza alguns arquivos (material gráfico), dicas de fontes e imagens da Semana Nacional da Vida, celebrada entre 1º e 8 de outubro em todo o país.

Objetivo:

Queremos possibilitar que as paróquias e comunidades possam elaborar suas próprias artes para os encontros e divulgar o momento de reflexão e de defesa da vida.

Os arquivos:

· Vídeo sobre os encontros da Semana Nacional da Vida;

· Indicações de cores e fontes utilizadas na formatação do material;

· Panfletos indicando sobre os sinais públicos que são propostos para serem realizados durante a semana;

· Imagens e um marcador de página, idealizado por Dom Ricardo Hoepers, bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão, que comenta:  “é um tipo de motivação para participar do momento de reflexão sobre a vida, em comunhão com toda a Igreja no Brasil. Podem ser distribuídos para as famílias em semáforos, ao fim das missas e em encontros de outras pastorais e movimentos nas paróquias e comunidades”.

Confira os temas propostos para este ano e as dicas:

1º Encontro – “O Amor conjugal e o respeito pela vida humana”

- Apresentar às crianças uma imagem da Sagrada Família na manjedoura, São José, Nossa Senhora e Jesus recém-nascido, explicando para elas o verdadeiro sentido do amor conjugal que vai além da riqueza material humana.

2º Encontro – “Abertura à vida e adoção”

- Deus nos chama pelo nome desde o ventre materno e assim será até na eternidade, por isso o nome diz muito sobre a pessoa. Entregar para as crianças uma folha em branco, lápis ou caneta e pedir para que elas escrevam ou, dependendo da idade, desenhem do seu jeito o seu nome. Perguntem se sabem a origem de seus nomes, por que os pais os escolheram ou se conhecem mais alguém que tenha o nome igual ao delas. Depositar a folha no lugar (mesa ou cantinho) onde estão a Bíblia, as velas, as fotos etc., e incluir como intenção na oração final.

3º Encontro – “Serviço à vida e aos direitos das crianças com deficiência”

- Dinâmica: as crianças devem sentar-se em roda; o coordenador faz a leitura de Mt 18,12-13 e explica a situação de uma ovelha perdida do rebanho e a preocupação do pastor em encontrá-la. Na sequência, cada uma deverá escrever ou desenhar na folha de papel algo que lembre a situação de estar fora de um grupo e ter sido resgatado de volta. No fim, cada criança explica o que fez.

4º Encontro – “Serviço à vida e cooperadores do amor de Deus”

Jogo da memória: descrever os materiais que passaram pelas mãos. Por isso, é preciso lápis e papel. Todos ficam em pé com os olhos fechados, formando um círculo, com as mãos para trás. O orientador entregará para a criança um objeto - uma cruz, uma Bíblia, um(a) boneco(a) para ser passado adiante. Após serem passados todos os objetos, todos se sentarão e rapidamente escreverão o nome dos objetos que passaram pelas suas mãos e o que sentiram. Se as crianças não souberem escrever, pedem para falar. Vencerá quem escrever e/ou falar mais nomes dos objetos em um tempo determinado.

5º Encontro – “A Igreja está ao lado da vida”

- Um adulto pode reunir as crianças em um local separado e conversar com elas sobre o respeito que deve-se ter pela vida. Citar casos de como o bullying com os amigos é uma forma de ofensa à dignidade e à vida.

6º Encontro – “Educar para os valores essenciais da vida”

- Boliche: dependendo do tempo de duração do encontro, o material pode ser levado e confeccionado o BOLICHE juntamente com as crianças. Utilizar sete garrafas "PET" e em cada uma delas preparar uma etiqueta com o nome de algum pecado que atrapalha a nossa vida e a nossa intimidade com Deus. Contar com as crianças para sugerirem o que escrever e ajudar a preparar as garrafas. Preparar também uma bola e nela também colocar uma etiqueta bem grande com o que vai nos ajudar a "derrubar" todos esses pecados (Sugerimos o nome de JESUS, mas pode ser também a bondade, a oração etc.). Depois do material pronto, jogar o boliche em um corredor bem amplo. Cada um atira a bola e tenta derrubar o maior número de pecados possível. Uma outra criança pode ajudar a rearrumar as garrafas entre uma jogada e outra. Ao final, o dinamizador pode perguntar às crianças quais seriam as virtudes contrárias àqueles pecados. Exemplo: Mentir - falar a verdade. Reunir as crianças em uma rodinha de oração, para que Jesus as ajude a colocar em prática todas as virtudes que foram faladas.

7º Encontro – “Um múltiplo serviço à vida”

- A Bíblia como presente: O objetivo da dinâmica é mostrar que a Bíblia é inspirada por Deus e nos foi dada como presente. Além disso, deve ser frisado que deve ser lida e vivência da. Para começar, a Bíblia deve ser embrulhada em segredo em vários papéis de presente para não ficar muito reconhecível ou colocá-la em uma caixa. Com isso, a brincadeira se inicia passando o presente de mão em mão e instigando o grupo a adivinhar o que tem dentro do pacote. Após isso, alguém deve abrir, mostrar que é a Bíblia e ao fim fazer a reflexão e falar os objetivos da brincadeira. A Bíblia traz que tipo de narrativas?

Dia do Nascituro – Toda violação da dignidade humana ofende a Deus

- Caça ao tesouro: Esconda uma foto de Santa Gianna Beretta, com uma breve menção à sua vida, uma boneca grávida, em alguma parte da casa e distribua pistas em diferentes cômodos. Conforme as crianças forem lendo as dicas e avançando, mais perto ficarão de encontrar o "tesouro" escondido: uma foto de um recém-nascido e um chocolate, junto, uma pequena história que fale da gravidez e da alegria dos pais em receberem uma nova vida.

Acesso ao material de apoio:
Os arquivos estão disponíveis em: https://bit.ly/3BBoMOM
O livreto Hora da Família 2022 com os subsídios pode ser adquirido:
Livraria João Paulo II – R. Goiás – Centro, Divinópolis. Telefone: (37) 3216-2080.
Pelo site www.lojacnpf.org.br, pelo valor de R$ 4,50 a unidade.
Para quem quiser ter o material na versão digital, é possível adquirir pelo aplicativo Estante Pastoral Familiar.

Por: Seminarista Felipe A. Couto
Foto: Reprodução/Divulgação



Clique nas fotos para ampliar


Veja também



Início  13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 Fim


RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis