Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DA IGREJA


Diocese de Divinópolis realizou encontro com professores

01/11/2022

Celebrando o Professor e a Educação, a Diaconia da Educação da Escola Diaconal Santo Estêvão e a Pastoral da Educação da Diocese de Divinópolis realizaram um encontro com professores no Centro Diocesano de Pastoral. O tema do encontro foi: “Conversando sobre a Educação nas Perspectivas de Francisco”.

O encontro aconteceu em dois momentos: um de caráter formativo, reflexivo e de apresentação da Pastoral da Educação da Diocese, que está sendo estruturada, e o segundo momento de cunho cultural e celebrativo, comemorando o Dia do Professor, ocorrido no dia 15 de outubro.

O encontro foi aberto pelo Padre Lúcio Camargos, Coordenador Diocesano de Pastoral, também representando nosso Bispo Dom José Carlos, na Sala São José, onde acolheu a todos com uma oração e breve reflexão sobre um trecho da passagem evangélica do Sermão da Montanha e dois parágrafos da Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate, do Papa Francisco.

Nesta primeira parte o professor Adílson Sousa, que também é Candidato ao Diaconato Permanente, apresentou as vias da educação diante da ótica do Papa Francisco, através do Pacto Educativo Global proposto pelo Pontífice e, também, motivou uma partilha e uma reflexão sobre as realidades e os desafios da Educação, enquanto Igreja e Sociedade.

Em seguida a professora Rita Andalécio, que faz parte do núcleo estruturador da Pastoral da Educação de nossa diocese, apresentou os objetivos e metas da pastoral, que podem ser sintetizadas na frase “cuidado com o professor”. Ela destacou que a Pastoral da Educação nasce com uma novidade que é a atenção, o cuidado e a escuta ao professor enquanto pessoa humana e não somente como profissional prestador de um serviço.

E por fim, Ramon Campos, que é psicólogo, professor e Candidato ao Diaconato Permanente expôs brevemente o caminho percorrido até aqui pelos Candidatos ao Diaconato Permanente da Diocese de Divinópolis, mais especificamente dos candidatos da Diaconia da Educação, que tem como projeto a estruturação e implantação da Pastoral da Educação Diocesana e aos poucos a criação da pastoral nas paróquias de nossa diocese.

Finalizando o momento formativo e de reflexão o Candidato ao Diaconato Permanente Michael preparou um recurso de mídia através da internet onde os professores foram convidados a avaliar o encontro e propor futuros temas de forma interativa e online.

O segundo momento foi realizado na área de convivência do Centro Diocesano de Pastoral, onde os alunos do Colégio Magnificat de Divinópolis, ensaiados pela professora Júnia Flávia Afonso da Costa, apresentaram uma mostra artística com músicas cristãs, eruditas e populares, carinhosamente homenageando os professores. Logo após o músico Alexandre Soares animou a todos, durante a confraternização e o café que foi servido.

A Diaconia da Educação da Escola Diaconal Santo Estêvão é composta pelos Candidatos ao Diaconato Permanente:

  • Alessandro Cunha;
  • Antônio Aílton;
  • Bruno Ribeiro;
  • Geraldo Sérgio;
  • Marcos Lemos;
  • Márcio Ferreira;
  • Michael;
  • Ramon Campos;
  • Wendel Gonçalves.

E a Pastoral da Educação Diocesana é composta, além dos Candidatos ao Diaconato Permanente, pelos professores:

  • Anderson Baptista;
  • Hermes Gualberto;
  • Marília Ribeiro;
  • Marlon Antônio;
  • Rita Andalécio.
Por: Tulio/Diocese de Divinópolis



Clique nas fotos para ampliar


Veja também



Início  11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 Fim


RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis