Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DA IGREJA


Encontro sobre a 6ֺª Semana Social Brasileira foi realizado na Diocese de Divinópolis

14/11/2022

Foi realizado no sábado, dia 12 de novembro, no Centro Diocesano de Pastoral, em Divinópolis, um encontro de representantes de algumas  pastorais, movimentos e organismos da Diocese de Divinópolis, sobre a 6ª Semana Social Brasileira, que tem como tema “Mutirão Pela Vida: Por Terra, Teto e Trabalho.

Para iniciar o encontro, os organizadores acolheram os participantes e lembraram que estamos prestes a iniciar o 3º Ano Vocacional do Brasil, que nos impele a assumir a vocação como “graça e missão” e que o chamado de Jesus não se restringe aos ministros ordenados e aos fiéis de vida consagrada. Ele estende-se também aos fiéis leigos, como um chamado para manterem sempre os seus “corações ardentes e pés a caminho”.

Em seguida, em um breve momento orante, inspirados pelo Evangelho de Mateus, em seu capítulo 25, dos versos de 35 a 40, pediram a Deus: “livrais-nos da indiferença, diante das variadas realidades de morte que encontramos pelo caminho”. O encontro contou com a participação, por videoconferência, de Dom Otacílio Ferreira de Lacerda, bispo da Diocese de Guanhães.

Ele, que é um dos bispos referencias da Comissão Para a Ação Social Transformadora da Igreja, no Regional Leste II da CNBB, fez uma apresentação geral e das Semanas Sociais brasileiras, ao longo da sua história e apresentou aos participantes do encontro uma palavra de estímulo. Dom Otacílo lembrou que o acesso à terra, à moradia e ao trabalho dignos, são direitos fundamentais do ser humano, imagem e semelhança de

Deus e que é tarefa nossa, enquanto cristãos, fazermos os esforços necessários para garantir esses direitos a todos, de modo especial aos pobres e excluídos. Em um dos seus slides estava escrito “… a presença de Deus, a amizade com o Filho de Deus encarnado, a luz da sua Palavra, são sempre condições fundamentais para a presença e eficiência da justiça e do amor nas nossas sociedades” e em outro:

“A  6° Semana Social Brasileira não se esgota em uma ou duas noites. Mas, é uma grande oportunidade para a atuação das Pastorais Sociais, dos Movimentos Sociais contribuindo numa ampla discussão, diálogo e mobilização visando desabrochar um país mais justo, mais humano, mais fraterno”

Presente no encontro, o leigo Rodrigo Pires Vieira, da Cáritas e do Fórum das Pastorais Sociais da CNBB Leste II, apresentou um panorama da 6ª Semana Social Brasileira no Regional Leste II da CNBB. Ele ressaltou a importância do envolvimento de todas as paróquias e comunidades da diocese no processo de construção desse movimento. Rodrigo provocou os presentes com três perguntas:

“Como está o T de terra, na Diocese de Divinópolis?”, “Como está o T de teto, na Diocese de Divinópolis?” e “Como está o T de trabalho, na Diocese de Divinópolis?”. Essas perguntas foram abordadas em três grupos de trabalho e apresentadas em uma reunião plenária. O encontro terminou com a criação de um grupo trabalho que irá elaborar uma pesquisa sobre a realidade dessas três dimensões da realidade humana, terra, teto e trabalho, nas paróquias da Diocese de Divinópolis.

Ficaram definidas duas datas para futuros encontros mais abertos à participação das paróquias e organismos da Diocese. As datas propostas são os dias 25 de março de 2023, para uma partilha dos resultados do trabalho de pesquisa e apresentação de propostas de ações concretas para a melhoria da realidade em cada uma das áreas e 29 de julho de 2023, como um momento de celebração em nível diocesano.

Texto e Fotos: Equipe de organização/Diocese de Divinópolis



Clique nas fotos para ampliar


Veja também



Início  11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 Fim


RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis