Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DA IGREJA


CNBB publica nota sobre a tragédia dos povos Yanomami

01/02/2023

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), divulgou nota classificando como genocídio a tragédia dos povos Yanomami. Ela pede que os cristãos manifestem "santa indignação" contra as mortes dos indígenas por doenças e falta de alimentação e que sejam apontados os responsáveis para que a justiça prevaleça. 

Segundo a nota, intitulada 'Em defesa dos povos originários', o que aconteceu "é a síntese da ofensiva contra os direitos dos povos indígenas agravada nos últimos anos". Essa realidade do abandono dos indígenas e do corte das verbas destinadas à sua assistência foi denunciada pelo Conselho Indigenista Missionário, organismo vinculado à CNBB, no ano passado.

Conforme o texto, os povos originários, integrados à natureza, têm sido desrespeitados de modo contumaz, a partir da ganância, da exploração predatória do meio ambiente, que propaga a morte em nome do dinheiro. O documento afirma que "a vida tem que ser efetivamente defendida, não apenas em uma etapa específica, mas em todo o seu curso. E a defesa da vida humana é indissociável do cuidado com o meio ambiente".

A CNBB pede ainda às autoridades tratamento adequado ao povo Yanomami e a cada comunidade indígena presente no território brasileiro. E diante da gravidade que se verifica no Norte do País, das mortes, principalmente de crianças e de idosos, que sejam apontados os responsáveis para que a justiça prevaleça.

Foto: Créditos: Michael Dantas/AFP




Veja também



Início  9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 Fim


RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis