Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DA IGREJA


Dom Geovane Luiz destaca aproximação aos fiéis como missão à frente da Diocese de Divinópolis

19/06/2023

Empossado o novo bispo da Diocese de Divinópolis, Dom Geovane Luiz da Silva. A cerimônia foi realizada neste sábado, em Divinópolis, marcada por muita fé e carinho da comunidade junto ao pastor.

Natural de Barbacena, mas tendo vivido boa parte de sua infância em Carandaí, Dom Geovane, de 51 anos, foi nomeado novo bispo da Diocese de Divinópolis em abril. 

Ele assume a função que era de Dom José Carlos de Souza Campos, nomeado pelo Papa Francisco como arcebispo na Arquidiocese de Montes Claros. Dom Geovane, que será o sexto bispo da Diocese, completou em março seis anos de ministério episcopal. Antes de chegar à Divinópolis, ele atuava como bispo auxiliar na Arquidiocese de Belo Horizonte. 

A cerimônia de posse começou às 9h30, no palácio episcopal, situado na avenida Primeiro de Junho, no centro de Divinópolis. De lá, a procissão seguiu até a Catedral do Divino Espírito Santo, onde o bispo foi recebido por uma multidão de fiéis.

Ao chegar na igreja, Dom Geovane beijou a cruz, que estava nas mãos do Padre Paulo Sérgio, e ungiu os fiéis com água benta. Mais de uma centena de padres, além de diáconos, bispos e arcebispos, como Dom José Carlos de Souza Campos, acompanharam a solenidade. 

A celebração teve vários momentos marcantes, como a leitura do ato de posse, escrito pelo Papa Francisco, e quando Dom Geovane recebeu o báculo, popularmente conhecido como cajado, e sentou-se na cátedra. Em seu discurso, o bispo agradeceu a comunidade de fé pelo acolhimento e citou a experiência do abraço como um fator marcante na sua chegada. 

Dom Geovane Luiz também comentou sobre sua missão à frente da Diocese de Divinópolis. Segundo ele, o trabalho será acolher e se aproximar da população, especialmente os grupos mais esquecidos na sociedade.

A cerimônia de posse também contou com a presença do arcebispo da Arquidiocese Metropolitana de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo. Em sua fala, ele mostrou confiança no trabalho de Dom Geovane como pastor da Diocese, enaltecendo seu coração e experiência episcopal. 

No meio da multidão que acompanhou presencialmente a cerimônia estavam familiares e amigos de Dom Geovane, que saíram de madrugada de Carandaí para participarem deste momento. Um exemplo foi a professora do bispo Maria Eutália Resende. Ela conversou com o Padre Geraldo Gabriel e falou da emoção em ver Dom Geovane como bispo da Diocese de Divinópolis.

E com exclusividade, Dom Geovane conversou com o Jornal da Manhã e deixou uma mensagem aos ouvintes, dizendo que em breve estará em Pará de Minas. 


Você já pode ver as suas fotos! Link para acesso: Posse Canônica Dom Geovane Luiz da Silva

Credito: Rapha Fotografia e Pastoral Diocesana




Clique nas fotos para ampliar


Veja também



Início  5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 Fim


RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis