Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DA IGREJA


Dom José Carlos receberá pálio arquiepiscopal em Montes Claros

30/08/2023

Dom José Carlos, arcebispo de Montes Claros, receberá no próximo dia 23/09, às 10h, na Catedral Arquidiocesana de Nossa Senhora Aparecida, o pálio arquiepiscopal. A Celebração Eucarística de imposição do pálio será presidida pelo Nuncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro. Nossa Diocese se alegra com este momento importante de nossa Igreja irmã em Montes Claros.

O Pálio é uma vestimenta litúrgica, que se refere a um dos pilares da missão do bispo, a de cuidar e apascentar o povo de Deus que lhe foi confiado. O Pálio, usado pelo Papa e pelos arcebispos, consiste em uma faixa em formato de “Y” feita de lã branca que é colocada sobre os ombros deles. Dentro do rito da imposição o arcebispo faz sua Profissão de Fé e o Juramento de Fidelidade.

Este rito é intimamente ligado ao juramento de lealdade ao Papa e seus sucessores pelo metropolita. Essa insígnia representa a ovelha que o pastor carrega nos ombros, assim como fez Cristo com a ovelha perdida. Desta forma, podemos dizer que o Pálio é o símbolo da missão pastoral do arcebispo, é uma prerrogativa dos arcebispos metropolitanos como símbolo de jurisdição em comunhão com a Santa Sé.

O que é o Pálio? Entenda sobre seu significado e importância.

Essa vestimenta, feita de lã de dois cordeiros, é criada por monges trapistas da Abadia de Tre Fontane, em Roma, no ano anterior. Desde 1644, os cordeiros são abençoados pelo Abade Geral dos Cônegos Lateranenses em Basílica, na Via Nomentana Complexo Monumental de Santa Inês, fora dos muros, no dia em que se faz memória da Santa, em 21 de janeiro.

O Pálio é confeccionado e costurado pelas freiras de clausura do convento romano de Santa Cecília e são armazenados na Basílica de São Pedro, em Roma, aos pés do altar central, junto ao túmulo do Apóstolo Pedro, do qual o Papa é sucessor e os bispos e arcebispos são sucessores dos apóstolos.

Essa insígnia é abençoada e entregue pelo Papa aos arcebispos novos por ocasião da Solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo. O Papa Francisco instituiu que o Núncio Apostólico de cada país fizesse a imposição do pálio ao arcebispo com a presença de seus diocesanos. O Pálio é uma insígnia episcopal utilizada pelos arcebispos para expressar a comunhão daquele que está à frente de uma arquidiocese com o Santo Padre.

Essa comunhão é simbolizada por essa insígnia que tem o formato de um colar e é colocada sobre a casula nas celebrações eucarísticas. O Pálio é esse distintivo que simboliza a missão do arcebispo que está à frente de uma província eclesiástica. O Pálio é feito de lã de ovelhas e recorda a ovelha que o Jesus o Bom Pastor carrega em seus ombros.

No Pálio são inseridos três cravos que lembram os cravos que foram usados para pregar o Senhor na cruz. O ministério episcopal é para nos conformar a Cristo Bom Pastor, mas também é aquele que deu a sua vida por suas ovelhas no mistério da sua cruz. Assim, os cravos são símbolos que nos ajudam a celebrar a nossa fé e apontam para o mistério do ministério do bispo à frente de uma igreja diocesana.

Texto e informações: Arquidiocese de Montes Claros e Goiânia




Veja também



Início  3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 Fim


RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis