Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DA IGREJA


Seminaristas Gustavo César, Leonardo Araújo, Marcos Paulo, Marcelo Henrique e Jean Carlos são ordenados diáconos

27/11/2023

Na manhã deste sábado (25/11), aconteceu na Catedral Diocesana, a Celebração Eucarística com Rito de Ordenação Diaconal dos Seminaristas: Gustavo César dos Santos, da Paróquia São José Operário, em Divinópolis; Jean Carlos Antunes e Marcelo Henrique Nogueira da Costa da Paróquia Nossa Senhora do Líbano, em Carmo do Cajuru, Leonardo Ezequiel Constantino de Araújo, da Paróquia do Senhor Bom Jesus, em Divinópolis; Marcos Paulo Rodrigues da Silva da Paróquia São José, em Itaúna.

A solene celebração contou com a presença de dezenas de sacerdotes e diáconos de nossa e outras Dioceses, além da representativa presença dos fiéis advindos das paróquias de origem e também as que os seminaristas fizeram seu estágio pastoral. Na homilia, Dom Geovane Luís, bispo Diocesano, sublinhou que ” Aquele que recebe a graça da ordenação é retirado do meio do povo, separado, consagrado e está intimamente unido a Jesus, pois ele pediu:

“Pai, eu quero que os que me deste estejam comigo, onde eu estou” (Jo 17,24). A partir da ordenação nossa vida, e mais ainda, todo o nosso ser pertence ao Senhor. Mas esta pertença ou entrega a Cristo tem por finalidade a missão. Deus recebe o pobre dom da nossa vida e o oferece em forma de missão ao seu povo amado e escolhido. Depois da ressurreição, Jesus atrai os discípulos para dentro dessa corrente da missão: “Como o Pai me enviou, eu também vos envio” (Jo 20, 21).

Deste modo entendemos como o rito da ordenação é performativo e tem a força de determinar o ritmo da nossa vida inteira. O rito se torna vida e missão ao longo do caminho. A partir da ordenação caros filhos, vocês serão representantes de Jesus Cristo, como Cristo representa o Pai. Vocês serão envolvidos na missão de Jesus; serão servidores do seu corpo e sangue; anunciadores da sua Palavra; testemunhas da caridade invencível do Senhor pelos pobres e sofredores; sinal de comunhão e de unidade.”

Ao final da celebração, aconteceu um gesto de reconhecimento e agradecimento do trabalho da Pastoral Vocacional Diocesana. Os diáconos transitórios lavaram os pés dos membros mais antigos da Pastoral Vocacional, recordando que todo ministério eclesial está na direção da escuta e do serviço ao povo de Deus. A solene liturgia também marcou o encerramento do Ano Vocacional em nível diocesano.


Texto e Vídeo: Diocese de Divinópolis
Fotos: RAPHA Fotografia



Clique nas fotos para ampliar


Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Fim


RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis