O Natal já está chegando e o clima que é próprio desse período tem dominado todos os espaços. Quando se fala em religiosidade então, a semana que antecede o dia do nascimento de Jesus ganha ainda mais destaque, já que é totalmente dedicada aos preparativos para esta festa.
Na Igreja Católica, o momento é de reflexão, sobretudo dos textos bíblicos que relembram toda a história, desde o anúncio do anjo a Maria até o nascimento do menino deus na gruta de Belém.
Nas comunidades, a solidariedade através de campanhas sociais e reflexões também ganham espaço. Já nos ambientes comerciais e espaços públicos, a atenção é voltada para a decoração que atrai muitos olhares.
Sem falar nos presépios, espalhados por todos os lados, com muitos diferenciais, mas todos reproduzindo a cena da manjedoura. Em Pará de Minas, além das igrejas e nas residências, eles também tomaram conta dos espaços culturais.
Conforme o JM vem acompanhando, o Museu Histórico está com uma exposição com diferentes formatos de presépios, além da montagem na concha acústica da Praça Padre José Pereira Coelho, o presépio da Estação Cultural e as esculturas do Sica na Escola de Artes.
Na Casa da Cultura, junto à Casinha de Papai Noel, também está montado o presépio Belém Monumental, do artista João Batista, que vem atraindo grande número de visitantes.
Nossa reportagem conversou com algumas pessoas que estão retornando à Casa da Cultura para rever o presépio e trazer amigos e parentes para admirar o cenário rico em detalhes.
Impressionadas com a beleza da estrutura Ana Cláudia, Janaína Kelly e Yasmim Alves falaram conosco.
Conforme a tradição católica, os presépios só devem ser desmontados no dia 6 de janeiro, quando se comemora o Dia de Reis.