A Igreja Católica celebra hoje (31), o dia de São João Bosco, mais conhecido como Dom Bosco, Pai e Mestre da Juventude e fundador da Obra Salesiana.
Nascido na Itália em 16 de agosto de 1815, ele foi educado pela mãe na fé e na prática do Evangelho. Com apenas nove anos, teve um sonho e intuiu que deveria se dedicar à educação da juventude.
Mais tarde, ordenado padre, se voltou para a educação e ao cuidado dos jovens, inspirando projetos sociais e pedagógicos ao redor do mundo.
Em 1.888 o então Papa João Paulo II declarou Dom Bosco como ‘Pai e Mestre da Juventude’. Em Pará de Minas a vida e o exemplo dele continuam norteando o trabalho realizado pelo Patronato.
É lá que o Irmão Yuri Carvalho Siqueira se dedica à educação das crianças, inspirado pelos ensinamentos de seu patrono.
A psicóloga do Patronato, Silvani Mendes, também reconhece a importância de Dom Bosco como mestre e inspiração no trabalho realizado diariamente com os mais de 200 assistidos, entre crianças e adolescentes carentes.
Vale lembrar que, em Pará de Minas, a história e os ensinamentos de Dom Bosco ultrapassaram os limites do Patronato. Ele também está presente em todo o sistema de educação do município, do qual foi considerado patrono.
Para marcar esta relação de fé, admiração e inspiração, a Secretaria Municipal de Educação mantém, inclusive, no rol de entrada, um belíssimo quadro com a imagem de São João Bosco.
Fotos: Amilton Maciel - Rádio Santa Cruz FM