O clero da Diocese de Divinópolis – Bispo, Presbíteros e Diáconos – esteve reunido na Casa Santíssima Trindade, em Belo Horizonte, entre os dias 05 e 08 de fevereiro, para sua formação continuada anual. Iniciou-se o encontro com um momento de confraternização, no qual os clérigos puderam, espontânea e alegremente, partilhar entre si as alegrias e fadigas da vida ministerial, e estreitar seus laços amistosos/afetivos.
Num segundo momento desfrutaram da sabedoria de vida e conhecimento intelectual do Pe. Francisco Taborda, jesuíta, que conduziu os ouvintes por um bonito caminho de reflexão sobre a Espiritualidade do Presbítero, a partir da figura do servo de IHWH, descrita pelo profeta Isaías. Também a imagem do Bom Pastor, conforme apresentada no Novo Testamento, foi proposta ao clero como protótipo para a Espiritualidade Presbiteral.
Na manhã do dia 07, quinta-feira, o Bispo, Padres e Diáconos tiveram a oportunidade de partilhar em pequenos grupos, as experiências e esperanças do exercício ministerial, à luz das reflexões apresentadas anteriormente pelo Pe. Taborda.
Na segunda parte dessa semana de formação, o clero divinopolitano contou com a presença e orientação do Pe. Áureo Nogueira, membro do presbitério da Arquidiocese de Belo Horizonte, que apresentou uma belíssima e profunda reflexão sobre os desafios e as perspectivas da ação pastoral em tempos de mudança.
A semana de formação anual do clero é oportunidade de crescimento humano, afetivo, espiritual e intelectual dos pastores, a fim de prestarem um serviço mais qualificado ao povo de Deus a eles confiado.
Texto: Pe. Emerson Cunha
Fotos: Reprodução Diocese de Divinópolis