A Campanha da Fraternidade, aberta oficialmente pela Igreja Católica nesta semana, está sendo muito divulgada pelas dioceses e paróquias brasileiras, com o tema “Fraternidade e Amizade”.
Na Diocese de Divinópolis a abertura foi marcada por uma entrevista coletiva, concedida pelo bispo diocesano Dom Geovane Luís da Silva. Ele recebeu toda a imprensa da região para tratar do assunto e convidar os fiéis à reflexão durante a Quaresma.
Dom Geovane abriu a coletiva chamando atenção para a importância da Campanha que chega aos 60 anos e destacou o tema escolhido para este ano:
O bispo diocesano também falou sobre a falta de valorização da vida, das relações e da diversidade. Na sua visão, esses são os principais entraves para o fortalecimento da amizade social.
Todos os anos a Igreja realiza uma coleta especial, que costuma ser destinada a obras sociais relacionadas ao tema das reflexões. Ela acontece normalmente na Quinta-feira da Semana Santa ou no Domingo de Ramos. Neste ano não será diferente. Dom Geovane deu detalhes sobre a destinação dos recursos levantados da campanha.
Além das reflexões sobre a Campanha da Fraternidade, que seguem durante os 40 dias da Quaresma, Dom Geovane também lembrou os fiéis sobre os exercícios espirituais próprios para este tempo.
Importante lembrar que os livretos, assim como o texto-base da Campanha da Fraternidade, já pode ser encontrado nas secretarias de todas as paróquias de Pará de Minas.
Foto e Vídeo: Diocese de Divinópolis/Divulgação