A comunidade católica recebeu com grande alegria a notícia sobre o avanço no processo de beatificação de Padre Libério. Em audiência no Vaticano, o Papa Francisco autorizou a promulgação do decreto relativo às virtudes heroicas do Servo de Deus Libério Rodrigues Moreira.
O anúncio foi feito ontem e representa um importante passo no caminho rumo à futura beatificação e canonização de Padre Libério, que passa a ser chamado de venerável.
Na Igreja Católica, o título canônico de venerável é concedido àqueles a quem postumamente seja reconhecida a prática de virtudes heroicas em processo formal de canonização.
O decreto do Vaticano foi muito comemorado também pela Diocese de Divinópolis. Falando ao Jornal da Manhã, o bispo Dom Geovane Luís da Silva disse que o 14 de março entrou para a história, como uma data de grande importância para a Igreja Católica.
Dom Geovane também esclareceu a relevância do título de venerável:
A partir de agora, as invocações a Padre Libério serão feitas de outra forma:
O avanço no processo de beatificação de Padre Libério também teve forte repercussão em Pará de Minas. Desde ontem, este tem sido o principal assunto na cidade. Muitas pessoas se emocionaram, entre elas o Padre Adelmo Sérgio Gomes, administrador da causa liberiana. Há vários anos ele vem acompanhando o processo de beatificação, mas até então não tinha previsão de quando esse reconhecimento seria feito pelo Vaticano:
Padre Adelmo está à frente da Causa de Padre Libério desde 2016, quando iniciou, oficialmente, o processo de beatificação com o tratamento dos restos mortais e a clausura, que reuniu testemunhos, objetos e várias outras informações. Ao longo desses oito anos, ele presenciou inúmeros casos de devoção à Padre Libério, e admite que fica comovido com tamanha demonstração de fé.
O próximo passo antes da santificação é a beatificação, que é o ato de atribuir o estatuto de Beato a alguém. E ele vai depender da análise dos milagres, o que ainda não aconteceu. Esse estudo é mais complexo que as demais avaliações e deve obedecer critérios para considerar que, de fato, aconteceu um milagre.
Padre Libério foi um sacerdote de muitas virtudes, sendo a humildade a principal delas. Dedicou toda a sua vida aos doentes e aos pobres, a quem ajudava material e espiritualmente. As comunidades cristãs que o tiveram como pároco consideraram-no um autêntico homem de Deus e os Superiores, conscientes da sua excelente capacidade pastoral, lhe atribuíram o cuidado de múltiplas comunidades paroquiais ao mesmo tempo.
Os traços característicos do seu apostolado são marcados por uma intensa vida de oração, um estilo de simplicidade, pobreza, mansidão e uma grande aptidão para aconselhar e orientar espiritualmente as pessoas.
Fotos: Germano Santos - Rádio Santa Cruz FM