Na manhã da última quinta-feira, (28/03), Dom Geovane presidiu pela primeira vez a Missa da Unidade, na qual são abençoados os santos óleos do Batismo e dos Enfermos, e consagrado o Santo Óleo do Crisma. A celebração eucarística contou com a presença dos padres e diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas, candidatos ao Diaconato Permanente e representantes das 54 paróquias da Diocese.
Estavam presentes também Dom Hugo, Bispo Emérito de Almenara e Mons. Adenis Roberto de Oliveira, Bispo Eleito para a Arquidiocese de Curitiba. Durante a homilia, Dom Geovane exortou os padres da Diocese para que tenham a coragem de participar da liberdade de Jesus para anunciar o Evangelho sem medo.
Falou-lhes ainda sobre Nazaré e Cafarnaum, dois polos da missão de Jesus que devem reger a vida de cada presbítero: no trecho do evangelho que foi proclamado a pouco, ouvimos São Lucas afirmar que todas as pessoas que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos em Jesus. Mas se prosseguirmos a leitura dos versículos seguintes veremos que o encanto pela pregação de Jesus na sinagoga foi passageiro, pois o Mestre não se deixou prender pelos interesses mesquinhos de seus conterrâneos.
Ao final os nazarenos queriam lançar Jesus no precipício. Ele, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho. Caros presbíteros, coragem! Anunciemos o Evangelho mesmo em meio aos possíveis fracassos e incompreensões. Na sinagoga de Nazaré, o ministério de Jesus não teve êxito, a Palavra não foi ouvida.
Ao final da celebração Dom Geovane agradeceu e fez a saudação de Páscoa a todos os fiéis reunidos na Catedral do Divino Espírito Santo em Divinópolis, convidando-os para a celebração no próximo dia 19 de maio, em Leandro Ferreira para apresentação da Comissão para os bens e causa de beatificação do venerável, Pe. Libério.
Fotos: Rapha Fotografia