Um dos principais monumentos religiosos de Pará de Minas acaba de entrar em fase de restauração. É a estátua de Santo Antônio, que fica no ponto mais alto da praça de mesmo nome, sob a responsabilidade da Paróquia de São Francisco.
A escultura tem mais de 40 anos e foi criada pelo ceramista Raimundo Nogueira de Faria, o Sica, com o apoio e colaboração de Frei Márcio Cabral, frade franciscano.
É ao redor da imagem que os devotos fazem novenas e orações, sobretudo no mês de junho, quando Santo Antônio é lembrado pelo calendário católico. Nesta época, o local recebe importantes celebrações e barraquinhas.
Acontece que, ao longo de quatro décadas, a estátua em cerâmica foi danificada pelo tempo e por causa disso a Escola Municipal de Artes e Ofícios Sica, determinou a sua restauração.
O diretor Samuel Lopes, falou da importância e do objetivo desse trabalho de conservação do monumento religioso e cultural de Pará de Minas.
Wagner Vasconcelos é o artista plástico que ficará responsável pela recuperação. Ele já fez uma avaliação da escultura e falou ao JM sobre o importante trabalho que está sendo iniciado.
A expectativa é que o restauro seja concluído ainda na primeira semana de junho, para que a estátua possa ser admirada pelos visitantes já durante a festa em honra de Santo Antônio, no dia 13 de junho.