Depois de quase dois anos de obras, e quase um ano de portas fechadas devido à reforma, o Santuário Nossa Senhora da Piedade deve ser reaberto no domingo, dia 2. A paróquia está preparando uma bonita celebração para receber a comunidade de volta no espaço que recebeu nova pintura, substituição das pastilhas de revestimento, piso e até mudanças no altar.
Esta obra é considerada a maior intervenção já realizada no Santuário Nossa Senhora da Piedade desde sua construção finalizada na década de 1960. E por isso, um dos paroquianos, Elias Hanke, resolveu registrar tudo e produzir um documentários deste fato histórico.
Intitulado "A grande reforma do Santuário", o documentário, no formato de média-metragem ainda está em fase de filmagem e agora deve entrar na etapa de entrevistas. Segundo Elias, serão ouvidas pessoas que foram fundamentais para a realização da obra, desde os sacerdotes, passando por empresas envolvidas e pessoas da comunidade:
O lançamento está previsto para Julho durante um evento especial para exibição do documentário. Depois disso, o material produzido fará parte do acervo histórico e cultural do Museu Histórico de Pará de Minas, da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade e da Diocese de Divinópolis. O produtor também garante que uma cópia on-line ficará disponível no canal do YouTube da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, a fim de facilitar o acesso de toda a população.
Elias lembra que enquanto realiza as gravações, segue em andamento uma campanha de captação de recursos, com o objetivo arcar com a aquisição de equipamentos de produção audiovisual de transmissão on-line da Santa Missa no Santuário de Nossa Senhora da Piedade. Os interessados em colaborar com os projetos, sejam empresas ou pessoas físicas, devem entrar em contato pelo telefone 37-9 9949 0077.
Fotos: Arquivo Pessoal (Elias Hanke)