Foi emocionante a reabertura do Santuário Nossa Senhora da Piedade. Depois de mais de um ano com as portas fechadas devido à reforma, os fiéis retornaram ao principal templo de Pará de Minas com brilho nos olhos e saudade de frequentar aquele espaço de fé e oração.
A cerimônia aconteceu na noite de ontem, quando a Banda de Música Lira Santa Cecília recepcionou os fieis e as autoridades que compareceram à Matriz para a missa de reabertura.
A Eucaristia foi presidida pelo Bispo Dom Geovane Luís da Silva, que veio à cidade especialmente para este evento histórico e contou com a participação de vários sacerdotes, inclusive alguns que já atuaram na administração do Santuário.
Entre os fieis, muitos elogios e aprovação quanto às mudanças no templo.
Um dos depoimentos que chamou atenção foi deixado pelo senhor Libério da Costa Amaral, morador de Igaratinga. Ele lembrou a colaboração do pai, Geraldo da Costa Ribeiro, já falecido, na construção do Santuário na década de 1960.
O arquiteto responsável pela reforma foi Alisson Margot, que também se emocionou durante a cerimônia de reabertura. Ele falou ao Jornal da Manhã sobre a experiência de trabalhar num projeto tão importante para o município.
Com a sensação do dever cumprido, a engenheira Ângela Nogueira, que também acompanhou a reforma, falou sobre o momento histórico. Sem detalhar os valores investidos na obra, o tesoureiro e gerente administrativo da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, Marcelo Ramos, agradeceu o apoio da comunidade na concretização do sonho de ver o Santuário reformado.
O bispo da Diocese de Divinópolis, Dom Geovane também falou ao Jornal da Manhã sobre a importância da cerimônia:
O arcebispo de Montes Claros, Dom José Carlos Campos, também esteve presente:O Monsenhor Paulo Pereira, que durante muitos anos trabalhou no Santuário Nossa Senhora da Piedade, também ficou emocionado com o momento:O Santuário ficou lotado durante a cerimônia, inclusive com muitos fieis fazendo questão de registrar o interior do templo religioso em seus celulares, após a missa.
Fotos: Elias Hanke (Arquivo Pessoal) e Amilton Maciel - Rádio Santa Cruz FM