Na última sexta, (21/06), dia de São Luís Gonzaga (padroeiro da juventude e dos seminaristas), cinco vocacionados da etapa da configuração (Teologia) foram instituídos no ministério de acólito: Adalberto Júnio Gomes Teles Santos; Adir João Botelho Júnior; Feliciano Alves Marzagão; Felipe Antônio de Couto e Mateus Felipe Ferreira Alves.
A celebração eucarística foi presidida por Dom Geovane, nosso bispo diocesano. Na homilia ele destacou os seguintes aspectos da vida de São Luís Gonzaga: jovem corajoso e ousado no exercício da caridade, a pureza do seu coração que o levou a ver Cristo nos sofredores e empestados de Roma; o domínio de si capaz de mantê-lo inteiro naquilo que fazia. Enfatizou o Bispo: neste tempo de fragmentação cultural e existencial busquemos a inteireza naquilo que fazemos.
Nesse ministério, “o acólito é instituído para o serviço do altar e para auxiliar o sacerdote e o diácono. Compete-lhe principalmente preparar o altar e os vasos sagrados e, se for necessário, distribuir aos fiéis a Eucaristia, da qual é ministro extraordinário” (IGMR, n.98). Na mesma ocasião, agradecemos a Deus pela vida e missão de Dom Geovane, pois no dia 21 de junho, ele comemorou mais um ano de vida e 27 anos da sua ordenação presbiteral.
Em nossas orações, peçamos a Deus por Dom Geovane, pelos novos acólitos, seminaristas e vocacionados de nossa amada Diocese. “DOAR-SE AOS OUTROS, ISTO É AMOR” (PAPA FRANCISCO)
Por: Diocese de Divinópolis
Fotos: @vinicius_souzafoto