Estudos apontam que praticar alguma religião pode trazer benefícios para a saúde. Uma dessas pesquisas foi realizada pela Associação de Assistência a Serviços Religiosos dos Estados Unidos, apontando como benéfico à saúde a participação dos fiéis nas missas.
Mais de 70 mil mulheres participaram do levantamento, mostrando que aquelas que vão à missa ou procuram a Igreja para rezar pelo menos uma vez por semana apresentam 27% menos risco de enfermidade cardiovascular, e 21% menos risco de morrer por câncer.
É claro que o estudo leva em consideração fatores como o deslocamento até templo como uma atividade física, o relaxamento nos momentos de oração e até mesmo o desligamento do estresse do dia a dia, durante a atividade ligada à espiritualidade.
Mas a questão da fé, o sentimento de paz e os benefícios espirituais também aparecem quando se pergunta sobre a experiência ao participar da missa, sobretudo aos domingos. É o caso de Marisa Santos, frequentadora do Santuário Nossa Senhora da Piedade em Pará de Minas. Ela considera esse momento como o mais importante da oração católica.
Para Jane Aparecida da Silva, participar da missa também representa tranquilidade e gratidão, sensações que também trazem benefícios para o corpo e a alma. O estudo também deixou um recado à ciência e à medicina –“a religião e a espiritualidade estão sendo recurso pouco apreciado, que os médicos deveriam explorar mais com seus pacientes”.