Considerado um dos mais importantes movimentos religiosos de Pará de Minas, o Terço dos Homens está completando 16 anos.
Na verdade esta não é uma iniciativa original da cidade. O terço rezado pelos homens da comunidade começou na região Nordeste do Brasil até que, em 2008, a ideia foi levada para a vizinha cidade de Itaúna.
O grupo começou a se reunir na Paróquia de São Francisco e não demorou muito para atrair milhares de participantes. A prática religiosa mariana foi tão forte que acabou se espalhando para outras cidades, inclusive chegando à Aparecida do Norte, onde acontece o Encontro Nacional do Terço dos Homens.
Desde que chegou a Pará de Minas, o Terço dos Homens tem atraído crescente número de participantes. O coordenador do movimento na Forania Nossa Senhora da Piedade, Hamilton Silva, está muito satisfeito com os resultados. O movimento se tornou tão forte que até ganhou uma data especial no calendário oficial do município:
Para comemorar esses 16 anos de fé e religiosidade no município, o Terço dos Homens será rezado amanhã (27), no alto da Serra do Cristo Redentor, às 9h. Além das orações, o encontro terá importante mobilização social:
As comemorações se estenderão até o dia 18 de agosto, quando será celebrada uma missa em ação de graças na Matriz de Santo Antônio, no bairro Santos Dumont. Importante lembrar que o primeiro grupo do Terço dos Homens de Pará e Minas continua se reunindo na Matriz de São Francisco, sempre nas segundas-feiras, às 19h30.