Na cidade mineira de Cachoeira do Campo, sacerdotes da Diocese de Divinópolis enfrentam o frio para viver um momento forte de espiritualidade.
Desde segunda-feira boa parte dos padres diocesanos está reunida para o Retiro Espiritual do Claro. O evento anual tem uma semana de duração e sempre propõe momentos de reflexão, oração e profunda espiritualidade.
O local escolhido para o Retiro fica nas proximidades de Ouro Preto, na região Central, onde os termômetros têm registrado temperaturas mínimas de 10 graus durante a madrugada e logo nas primeiras horas da manhã.
Mas o frio não assustou os sacerdotes, que se mantém focados nas palestras e nos momentos de reflexão, conduzidos de forma calorosa pelo Monsenhor Celso Reis, da Arquidiocese de Mariana.
Convidado para pregar o retiro, o Monsenhor Celso conta com a experiência de 37 anos de vida sacerdotal, sendo grande parte desse tempo dedicado à formação dos padres em sua arquidiocese.
Em conversa com a nossa reportagem, o pregador falou sobre a os pontos fundamentais na vida de um sacerdote.
Enquanto os padres se reúnem, em Cachoeira do Campo, outro retiro acontece na Serra da Piedade com a participação dos Diáconos. Dom Geovane Luís da Silva, bispo diocesano de Divinópolis, tem dividido seu tempo entre os dois acontecimentos.
Segundo o Bispo, o retiro é um momento para revigorar as energias para o trabalho pastoral nas paróquias. Por isso ele pede ao povo de Deus que também participe deste momento, orando pelos padres.
O Retiro do Clero teve início na segunda-feira e deve ser encerrado nesta sexta-feira, quando os sacerdotes retornarão para suas paróquias de origem.