O Brasil celebra amanhã a sua padroeira, Nossa Senhora Aparecida. O feriado nacional destaca a devoção e a fé de milhões de brasileiros.
As festividades em homenagem à Mãe Aparecida atraem fiéis, não só no Santuário Nacional, em Aparecida, no interior de São Paulo, mas em todas as capelas brasileiras dedicadas a ela.
Por aqui não é diferente. Pará de Minas tem duas igrejas dedicadas a Nossa Senhora Aparecida, sendo uma delas no bairro Belvedere, pertencente à Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, e a outra no bairro Santos Dumont, ligada à Paróquia Santo Antônio.
Nas duas comunidades as comemorações começaram há dias, com novenas, reflexões e quermesses. E hoje, véspera da festa da padroeira, as capelas ficam movimentadas, já que os devotos procuram esses locais de oração para fazer suas preces e agradecer as graças recebidas.
O JM conversou com algumas pessoas que, diante da imagem da padroeira, fizeram questão de registrar seus testemunhos.
Devotos
Na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no Santos Dumont, a novena preparatória tem atraído grande número de fieis. Padre Marcelo Francisco, que é o administrador, está satisfeito com a movimentação que cresce a cada ano.
Padre Marcelo Francisco
O sacerdote lembra que a programação deste sábado começará bem cedo, com a Missa dos Romeiros, às 5h da manhã. A celebração será presidida pelo Padre Jean Carlos, seguida de um café comunitário.
Logo depois, às 8h, mais uma missa, presidida pelo Padre Marcelo Francisco. Às 11h, está prevista a recitação do terço, coordenado pelo grupo Filhos de Maria, do Terço dos Homens.
Às 18h, haverá a missa de encerramento, presidida pelo Padre Marcelo Francisco, seguida de barraquinhas. O sacerdote aproveita para destacar a segunda edição da Motorromaria, que deve reunir centenas e participantes.
Padre Marcelo Francisco
Do outro lado da cidade, às 9h30, haverá uma carreata com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, saindo da Matriz Nossa Senhora Auxiliadora, no bairro Dom Bosco, rumo à igreja no bairro Belvedere, onde haverá celebração eucarística, presidida pelo Padre Adelmo Gomes.
Sobre a devoção à Mãe Aparecida, Padre Marcelo Francisco destacou o carinho dos brasileiros pela mãe de Jesus, dentro e fora do país. E o que faz essa devoção crescer é a identificação do povo com a história da padroeira.
Padre Marcelo Francisco
A Rádio Santa Cruz vai transmitir amanhã, às 19h, a missa que será celebrada na Matriz de Nossa Senhora Auxiliadora.