Hoje a Igreja Católica celebra a Festa de Todos os Santos, quando são recordados os santos e mártires conhecidos e não conhecidos, canonizados oficialmente e não canonizados. É o momento em que os fiéis celebram juntos com aqueles que estão no céu, agradecendo ao santos de devoção que tanto os auxiliam na fé
Mesmo sendo celebrada hoje, no Brasil o Dia de Todos os Santos é comemorado na liturgia do domingo mais próximo da festa. Neste ano, as solenidades serão realizadas em 3 de novembro. O Dia de Todos os Santos reforça a importância para que todos os católicos sigam os exemplos dessas pessoas que estiveram em vida alinhadas com a plenitude da graça Divina.
O Padre Antônio Carlos Pouza Barbosa destaca que esse dia é de agradecimento pela vida daqueles que viveram a santidade na Terra e agora se encontram junto de Deus intercedendo por todos.
Nessa data, a Igreja que luta na Terra, honra a Igreja triunfante do Céu. Desde o início da Comunidade Cristã, homens e mulheres, que viveram a religião em plenitude começaram a se tornar exemplos de veneração.
A homenagem para todos os santos e mártires teve origem no século IV, período de forte perseguição aos santos e cristãos. No ano 835 d.C, o papa Gregório IV decidiu dedicar o dia 1º de novembro a todos aqueles que tiveram uma vida santa.
Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM