Celebrado ontem, Santo Estevão é tido como o primeiro mártir da Igreja Católica. Um dos primeiros a seguir os apóstolos de Jesus, seu nome também é citado como o primeiro entre os sete que foram eleitos para ajudar na missão dos Apóstolos, dando início à tradição dos diáconos dentro da comunidade cristã.
Por esse motivo, o santo foi escolhido como o patrono da Escola de Diáconos de Divinópolis, em votação feita pelos primeiros 23 diáconos permanentes ordenados neste ano para a missão de auxiliar os sacerdotes perante a comunidade.
Segundo Ailton Ferreira, diácono da paróquia São Francisco, Santo Estevão é um exemplo a ser seguido no exercício das atividades diaconais.
Ailton Ferreira
A história conta que as palavras de Santo Estevão custaram a sua vida. Muito sábio em suas falas e iluminado pelo Espírito Santo, ele foi apedrejado pelos poderosos da época, que não conseguiam refutá-lo.
Enquanto o santo era apedrejado, pedia que Jesus perdoasse seus assassinos. Entre os que aprovaram a sua morte, estava Saulo, que, mais tarde, se tornou São Paulo, Apóstolo dos gentios.
Foto: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM