Passadas as festas de fim de ano, a Igreja Católica segue, agora, rumo à Festa dos Santos Reis, uma tradição antiga herdada da colonização e agora marcada pela riqueza da miscigenação. Na verdade o Dia de Reis é comemorado em 6 de janeiro, é a data dedicada à homenagem à aqueles reis do oriente que visitaram Jesus no presépio após serem conduzidos pela estrela.
Mas na vizinha cidade de São José da Varginha, vem se construindo nos últimos anos, a tradição do Encontro Regional da Folia de Reis, com o intuito de reunir grupos de várias cidades da região para celebrar a data e perpetuar está ação ligada à religiosidade popular.
O encontro será no próximo dia 12, mas de acordo com o Padre Geraldo Gabriel de Bessa, administrador da Paróquia São José, os preparativos já estão acelerados. Em conversa com o JM, o sacerdote falou um pouco sobre a Folia de Reis, que ao contrário do que muitos pensam, não tem nenhuma ligação com o Congado, já que são tradições de origens diferentes.
Padre Geraldo Gabriel
Sobre a dinâmica da Folia de Reis, Padre Gabriel lembra que ela é composta por personagens marcantes, com muita dança e cânticos.
Padre Geraldo Gabriel
Em 2024 12 grupos participaram do Encontro Regional e a expectativa é que, neste ano o número se repita, trazendo foliões de Pitangui, Itatiaiuçu, Azurita, Onça de Pitangui, várias outras cidades da região. Padre Geraldo se emociona ao falar da Folia de Reis, já que esta expressão da religiosidade popular remete a um acontecimento que marcou sua infância.
Padre Geraldo Gabriel
O Encontro Regional da Folia de Reis de São José da Varginha acontece no próximo dia 12 de janeiro. Ele será aberto logo pela manhã, com um café da manhã para acolhimento dos foliões, seguido de Missa às 10 e um almoço. Os interessados em participar devem fazer contato com a Secretaria da Paróquia São José, pelo telefone 37/ 3275 1004, ou diretamente com o Padre Geraldo Gabriel.