Em suas várias entidades, a Igreja Católica permite que os fiéis descubram as vocações dentro da religião. Seja dentro do casamento, em instituições de clausura ou como sacerdote, é preciso que cada católico saiba qual a missão que Deus lhe confiou aqui na terra.
E foi pensando no desejo dos leigos em seguir Jesus, doando a vida com amor para ajudar a conduzir os jovens pelos caminhos da fé rumo a um futuro promissor, que Dom Bosco foi inspirado a pensar na figura do Salesiano Irmão.
Essa vocação, além do cuidado com a juventude, se soma às necessidades de “mão de obra qualificada”, que auxiliasse não só no ensino profissional, mas também moral dos salesiana.
E Pará de Minas não fica de fora desta tradição. O Centro Juvenil Salesiano São Domingos Sávio, o Patronato, desde o início de 2025, conta com a presença do Salesiano irmão Yuri Carvalho de Siqueira que, em conversa com o Jornal da Manhã, explicou o que é essa vocação:
Mesmo tendo funções parecidas com os padres, os Salesianos Irmãos não podem ouvir confissões e nem presidir missa, mas podem ministrar outras atividades, como o batismo e o casamento, além da celebração da palavra.
Esses vocacionados não são vinculados a nenhuma paróquia, tendo maior liberdade dentro das instituições. Eles podem assumir diversas funções dentro da obra salesiana, sejam elas administrativas, financeiras ou educacionais.
No entanto, são funções sempre voltadas para a missão de cuidar dos jovens, especialmente daqueles em vulnerabilidade social. Yuri se encontrou como Salesiano Irmão e se sente realizado com o trabalho realizado entre os jovens.
Atualmente, Yuri é assistente da obra do Patronato, atuando como coordenador de pastoral das ações realizadas no local, sendo de grande auxilio para a instituição.