A Catedral do Divino Espírito Santo em Divinópolis ficou cheia nesta quinta-feira (17/04) por ocasião da Missa do Crisma, chamada também de Missa da Unidade. Cerca de 80 padres, além de diáconos e seminaristas participaram desse momento que abre o tríduo pascal. O Tríduo Pascal é um período de três dias de celebração cristã que relembra a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. É o momento central da Semana Santa e do ano litúrgico.
Celebrada pelo bispo Dom Geovane Luís da Silva, a Missa do Crisma é sinal de comunhão e unidade dos presbíteros com o seu bispo e sua Diocese. Assim, todos os padres (cerca de 80) renovaram as promessas feitas na ordenação, diante de Deus e da Igreja. Assumindo novamente a fidelidade na distribuição dos mistérios de Deus, pela missão de ensinar, pela Sagrada Eucaristia e demais celebrações litúrgicas e sacramentos.
Nesta celebração também foram abençoados os santos óleos, dos Catecúmenos e Enfermos e consagrado o Óleo do Crisma, que são usados nas celebrações dos sacramentos e na Dedicação e consagração de Igrejas e Altares. Dom Geovane pediu aos padres cuidado com esses óleos e lembrou da importância de cada um deles.
Esse ano, a Missa do Crisma também trouxe a temática do ano Jubilar da Esperança, em especial a Catedral do Divino Espírito Santo que é uma das igrejas escolhidas para se alcançar indulgências. Além disso, em virtude do tema da Campanha da Fraternidade 2025: Ecologia Integral, foram distribuídas mudas de ipês ao final da celebração.
Texto: Reprodução Diocese de Divinópolis
Fotos: Pe. Gabriel/Rádios Santa Cruz FM e Stilo FM