A Paróquia de São Francisco em Pará de Minas abriu as festividades de seu padroeiro, que é lembrado pela Igreja Católica no dia 4 de outubro. A novena está sendo rezada às 19 horas.
Além dos momentos religiosos, a tradicional quermesse também acontece diariamente, reunindo fiéis e visitantes em um clima de fé e confraternização.
A programação inclui ainda momentos especiais de devoção, como a bênção dos animais de estimação. Já o ponto alto da festa será no próximo sábado, a partir das 17 horas, quando os andores com as imagens de São Francisco e Santa Clara estarão expostos no interior da igreja.
Já às 18h30, uma procissão percorrerá ruas próximas, passando pelas ruas Porciúncula, Cardeal Hugolino e Santa Clara, retornando à igreja, onde será celebrada a missa de encerramento.
O pároco da Paróquia de São Francisco, padre Hedvan Richardson, destacou a importância de celebrar o padroeiro, exemplo de simplicidade e amor ao próximo, refletindo sobre seus ensinamentos de fé, humildade e cuidado com a criação.
Neste ano, as comemorações também marcam os 800 anos da composição do “Cântico das Criaturas”, escrito por São Francisco e considerado uma das mais belas expressões de louvor a Deus pela natureza e por todas as formas de vida.
Nascido em 1182, em uma família nobre e abastada, Francisco levou uma juventude sem grande prática religiosa. Mas aos 24 anos viveu uma profunda conversão, ao encontrar no cristianismo o verdadeiro sentido da vida. A partir de então, dedicou-se com alegria ao serviço de Deus e aos mais necessitados.