Dos dias 03 a 06 de novembro, integrantes do Clero da Diocese de Divinópolis, estão reunidos na Casa de Retiro São José em Belo Horizonte para Formação Permanente dos Presbíteros. A temática desta edição tem duas vertentes: Análise de Conjuntura Eclesial a partir do Concílio Vaticano II tratado com o auxílio do Padre Geraldo de Mori (Reitor da FAJE), e Comunicação e Evangelização na Era Digital com Janaína Santos (Coordenadora do setor de Marketing e Comunicação do Centro de Formação do Conselho Episcopal Latino-Americano – CELAM).
O encontro teve início na noite de segunda-feira (03/11) com uma missa celebrada pelo bispo Dom Geovane Luís da Silva e na sequência, a palestra de abertura. Nesta terça e quarta-feira a programação tem início às 7h da manhã e segue até a missa das 18h. Na quinta, o encerramento está previsto para 12h com o almoço.
A formação permanente dos presbíteros é um processo contínuo que visa fortalecer o sacerdote em suas dimensões humana-afetiva, espiritual, comunitária, intelectual e pastoral. Ela é crucial para que os padres se atualizem diante dos desafios da sociedade moderna, como a secularização e novas tecnologias, e para que possam renovar o seu ministério, garantindo uma prática mais saudável e de maior qualidade. Os encontros de formação oferecem momentos de reflexão, estudo e aprofundamento, permitindo que os presbíteros cuidem de si mesmos e se preparem para servir melhor o povo de Deus.
Texto e Fotos: Diocese de Divinópolis