A devoção a Nossa Senhora do Rosário sempre foi muito forte em Minas Gerais. Ultimamente, ela tem crescido, principalmente, nos bairros das grandes cidades ou cidades menores. Ontem, dia 10, em Azurita, muitos devotos compareceram para festejarem Nossa Senhora do Rosário. Diversas Guardas de Congado e Moçambique animou a festa e cantaram durante a missa que foi presidida por mim, Pe. Gabriel, às 11h.
De Azurita estiveram presentes os dois grupos de Moçambique, um deles sob a orientação do Capitão Eduardo e o outro, do Capitão Vanderley. O terceiro grupo de Azurita foi o grupo de Congo coordenado por Deivid. Dentre as guardas convidadas compareceram: Pará de Minas (Capitão Rafael), Pidade de Paraopeba, Brumadinho, Divinópolis, Esmeraldas, Mateus Leme e Colônia Santa Isabel.
A Santa Missa foi celebrada ao ar livre, às 11h, no pátio da Capela Nossa Senhora das Graças. O tempo chuvoso não impediu a participação dos devotos. Maior do que os desafios enfrentados por eles é a devoção mariana que cultivam. Tal devoção é unanimidade entre congadeiros e moçambiqueiros. Que a Virgem Maria continue abençoando esse povo que, ao longo da história, enfrentou muitas dificuldades sem nunca desistir da fé.
Texto e Fotos: Pe. Gabriel