Em sintonia com o Ano Jubilar da Esperança (2025), a Pastoral da Criança realiza nos dias 6 e 7 de dezembro de 2025, em Curitiba (PR), um grande evento que celebra a vida, a fé e o compromisso com os mais vulneráveis. Espera-se a presença de cerca de 100 caravanas, reunindo mais de 2 mil líderes voluntários de todo o Brasil. O Jubileu não só marca o Ano Jubilar da Esperança, como também celebra os 42 anos de fundação da Pastoral da Criança, uma das maiores redes de mobilização social do país.
A programação será extensa e rica em momentos de fé, formação e confraternização. No sábado (6), o Museu da Vida, sede nacional da Pastoral da Criança, será o palco de diversas atividades, como apresentações culturais e oficinas de formação. Ao longo do dia, as caravanas terão a oportunidade de trocar experiências e participar de dinâmicas que reforçam a missão de apoio a gestantes, crianças e suas famílias, com foco na promoção da saúde, cidadania e prevenção de direitos.
No domingo (7), a programação continua com a concentração das caravanas no Museu da Vida, às 7h da manhã. Em seguida, os líderes voluntários participarão de uma peregrinação até a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, onde será celebrada a Santa Missa às 10h, presidida por Dom José Antônio Peruzzo, Arcebispo de Curitiba. O evento reforça o espírito de comunhão e a força do trabalho voluntário, que tem sido essencial para o alcance dos objetivos da Pastoral da Criança em todo o Brasil.
“Essa será uma grande ocasião para renovarmos nossa fé, agradecermos pelo caminho que já trilhamos e celebrarmos a vida e a missão que nos une”, afirma Dom Frei Severino Clasen, Arcebispo de Maringá e presidente da Pastoral da Criança.
A Diocese de Divinópolis, que participa ativamente das ações da Pastoral, contará com a presença de dez representantes nesse evento ímpar, que promete fortalecer os laços de solidariedade e renovar o compromisso com o cuidado e proteção das crianças e gestantes.
Programação resumida:
Sábado, 06/12 (8h às 17h30): Acolhida das caravanas, apresentações culturais e oficinas no Museu da Vida.
Domingo, 07/12 (7h às 11h): Concentração no Museu da Vida, peregrinação à Catedral Basílica e Missa às 10h.
Sobre a Pastoral da Criança:
Fundada em 1983 por Zilda Arns e Dom Geraldo Majella, a Pastoral da Criança é uma organização de fé e mobilização social que atua em todo o Brasil, promovendo a saúde, nutrição e o desenvolvimento infantil. Atualmente, cerca de 26 mil líderes voluntários acompanham mais de 200 mil crianças e 16 mil gestantes, com ações que incluem visitas domiciliares, orientações sobre saúde e cidadania, e ações de prevenção e proteção de direitos.
Foto Ilustrativa: Arquivo Jornalismo/Rádio Santa Cruz FM