Centenas de pessoas participaram, mais uma vez, da tradicional peregrinação até o Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Conceição, em Conceição do Pará.
Na volta do feriado o JM chegou a registrar a movimentação dos devotos, sobretudo dos paraminenses que saíram a pé até o local para fazer suas preces e agradecer pelas graças recebidas.
A tradição é mantida por muitos devotos que fazem questão de se preparar para este dia de oração, dedicação e muita atividade física. E por isso o assunto repercute, mesmo depois do retorno das festividades dedicadas à padroeira.
Afinal, não é todo dia que alguém sai de casa a pé para caminhar por mais de 40 quilômetros. Não tem como voltar pra casa se muitas histórias pra contar.
É caso do servidor público, Geraldo Guimarães. Ele é funcionário da Escola de Música Geraldinho do Cavaquinho e conta que faz o caminho até Conceição do Pará há 16 anos.
E desta vez o caminho foi ainda maior, já que iniciou a caminhada em Itaúna, onde mora.Em conversa com a nossa reportagem, Geraldo falou um pouco da experiência e da manutenção do percurso, que acabou facilitando para os romeiros.
Geraldo também destacou o importante papel da Barraca da Santa, que funcionou mais uma vez como ponto de apoio aos romeiros, às margens da rodovia Pará-Pitangui, servindo lanche e água para os caminhantes.
E garantiu que desde agora já inicia um processo de preparação para a próxima caminhada, em dezembro de 2026, a fim de manter esta forte tradição dos católicos em toda a região.
Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Diocese de Divinópolis