Aconteceu na tarde de ontem, (02), no Lar Santo Ambrósio (Asilo), em Araújos, uma tarde de convivência dos internos com seus familiares e a comunidade. O Lar acolhe, atualmente, trinta internos e tem sido uma referência pelos bons serviços na área de assistência social. Muita gente participou da missa, que foi presidida por mim e aproveitou para visitar seus amigos e parentes abrigado na casa.
Leandro Rodrigues Ferreira, diretor do Lar Santo Ambrósio, falou à nossa reportagem, dos desafios para manter a instituição. A diretoria só consegue manter os custos da casa por causa da festa chamada “Queima do Alho”. E a próxima Queima do Alho, está prevista para acontecer no dia 23 de maio. Para atender as exigências da lei, o Lar Santo Ambrósio precisa construir novos banheiros na área externa.
Além disso, terão que mudar a capela do lugar para que ela não fique na área de circulação de pessoas. O Lar necessita ainda, reformar o telhado e ativar os quartos no andar superior. Leandro acredita que esse tipo de reforma não ficará inferior a quatrocentos mil reais. Quem quiser ajudar a instituição poderá fazê-lo através do Pix (37) 9 96601638 – Lar Santo Ambrósio, de Araújos.
Rodrigo Gonçalves trabalha no Lar Santo Ambrósio há 15 anos. Ele ressalta o diferencial da casa que é a valorização da pessoa humana. Segundo ele ninguém procura à toa, uma instituição desse tipo. Mas, quem necessita dessa ajuda deverá buscá-la pois, nem sempre a família tem condições de cuidar de um idoso. A casa procura fazer de tudo para acolher bem o idoso e também procura manter um contato dele com a família e a sociedade pois, a instituição não pode ser um depósito de idosos, segundo Rodrigo.
O trabalho de formação de sua equipe é um trabalho constante pois, a turma trabalha com pessoas que estão passando por um processo de sofrimento. O idoso sofre na adaptação à casa e a família também sofre. Enquanto possível, no entanto, o Lar Santo Ambrósio procura aliviar esse sofrimento. Por isso, necessita da ajuda de toda a comunidade.
Fotos: Leandro e Pe. Gabriel