Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Disparam os casos de miopia: excesso de tecnologia é apontado como responsável

07/01/2020
id="thumb57524" title="Disparam os casos de miopia: excesso de tecnologia é apontado como responsável" target="_blank" href="https://www.radiosantacruzfmg.com.br/assets/uploads/imagens/834d2-images-4-.jpg" class="highslide foto_capa" onclick="return hs.expand(this, { slideshowGroup: 'grupo', thumbnailId: 'thumb57524' } )"> Highslide JS

O uso excessivo de dispositivos eletrônicos – caso dos computadores, tablets e celulares – tem levado os médicos a considerar que já existe uma epidemia de miopia no Brasil. E a situação só tende a piorar, segundo informou ao JM o oftalmologista Tiago Gomes da Silva. Com base na previsão da Organização Mundial de Saúde, ele informa que até o final do ano teremos dois bilhões e seiscentos milhões de pessoas no mundo com dificuldade de enxergar à distância.

No Brasil, 27% da população já será considerada míope em dezembro e se a escalada da doença continua nessa velocidade no ano de 2050 metade dos brasileiros pouco enxergarão de longe. Tiago Gomes também considera esse índice altíssimo e faz outra afirmação preocupante. De acordo com ele, o que mais preocupa os especialistas é que quanto mais míopes, mais pessoas com possibilidade de alta miopia, que é aquela acima dos 7 graus.

Geralmente, 10% da população míope tem alta miopia. E esses pacientes têm mais glaucoma, mais degeneração macular, mais catarata e uma série de outras alterações da visão na fase produtiva da vida. A perspectiva é de problemas tão graves que os oftalmologistas estão se mobilizando em campanhas de incentivo às brincadeiras ao ar livre, de modo que as crianças não fiquem míopes tão cedo porque, infelizmente, hoje em dia, elas têm acesso muito rapidamente à tecnologia.

Segundo o Dr. Tiago, crianças que não brincam ao ar livre logo, logo, vão usar óculos porque a luz natural é protetora da retina. Quando elas estão em ambiente aberto são obrigadas a olhar para distâncias mais longas e para o horizonte, além de ficarem expostas ao sol, considerado importante para a saúde da visão.

O oftalmologista nos deu um dado assustador – segundo estudos, a cada hora extra que a criança passa em frente ao computador ou colado no celular, seu risco de miopia aumenta 3%. Tanto é verdade que no período de férias, quando as atividades escolares ficam de lado e o uso das telas digitais diminui, a volta às aulas mostra que os alunos passam a enxergar melhor o quadro. E se no Brasil os casos de miopia vem crescendo bastante, pior é a situação do Oriente onde 90% dos diagnósticos chegam a ser detectados em pessoas até os 17 anos.

Foto: G1/Globo



Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



Início  239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis