Devido à falta de um veterinário no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para a castração de animais, a Secretaria Municipal de Saúde autorizou a contratação de um profissional para atuar temporariamente em Pará de Minas. A iniciativa do secretário Wagner Magesty também se deve ao crescimento acelerado da população de felinos nas ruas.
Falando ao JM, ele informou que o veterinário do CCZ está afastado das funções por questões de saúde e ainda não há previsão de seu retorno. Diante disso, ele optou por uma contratação temporária para dar celeridade às castrações e proporcionar um novo lar aos bichanos.
Caso a Secretaria de Saúde continue tendo dificuldades para contratar um médico veterinário, a contratação de um castramóvel pode ser viabilizada:
Wagner Magesty reconhece que a situação dos gatos que vivem nas ruas é uma questão de saúde pública, pois ninguém sabe qual é o estado de saúde deles, nem mesmo se estão diagnosticados com alguma doença que possa ser transmitida para outros felinos e para humanos.
Um local onde há grande quantidade de gatos soltos é o final da rua Doutor Higino, próximo à Escola de Artes e Ofícios Sica. Um morador que pediu que sua identidade seja preservada nesta matéria cobra agilidade no recolhimento e na castração deles:
Mesmo diante dessa situação, pede-se que as pessoas não judiem dos gatos. Caso o animal apresente sintomas de alguma doença, a pessoa deve entrar em contato com o CCZ para que sejam tomadas as devidas providências.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.