Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Juiz de garantias: assunto continua causando divergências

01/02/2020
id="thumb58084" title="Juiz de garantias: assunto continua causando divergências " target="_blank" href="https://www.radiosantacruzfmg.com.br/assets/uploads/imagens/a2131-dsc07196.jpg" class="highslide foto_capa" onclick="return hs.expand(this, { slideshowGroup: 'grupo', thumbnailId: 'thumb58084' } )"> Highslide JS

Continua indefinida a atuação do juiz de garantias. O assunto está parado no Supremo Tribunal Federal (STF) desde que o ministro Luiz Fux suspendeu por tempo indeterminado a implementação desse magistrado. 

A suspensão valerá até que o plenário do STF decida se o tema está de acordo com a Constituição. No entanto, ainda não há data marcada para análise. 
A figura do juiz de garantias no Poder Judiciário brasileiro foi autorizada pelo Congresso Nacional no fim do ano passado, dentro do pacote anticrime, e posteriormente sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro.

Trata-se de uma função na qual o magistrado atua apenas na fase de instrução do processo, autorizando buscas e quebras de sigilo, por exemplo. Quando o caso é enviado à Justiça, esse juiz dá lugar a um novo magistrado, que atua no julgamento propriamente dito.

Apesar de passar pelo crivo do Congresso e do presidente Bolsonaro, o assunto não é unanimidade entre especialistas e entidades. Por isso, o STF adota cautela na votação, pois a implementação do juiz de garantias traria mudanças significativas à justiça nacional.

Quem admite é o advogado Roni Sérgio de Menezes, especializado na área criminal. Ele destaca alguns pontos que devem ser levados em consideração no momento da análise da suprema corte.

Diante dos argumentos citados, o advogado Roni Menezes acredita que o caso deverá ser arquivado. A expectativa é que o assunto seja apreciado pelo Supremo Tribunal Federal ainda no primeiro semestre. 

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM



Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



Início  150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis