Hoje, 5 de fevereiro, é comemorado o Dia Nacional da Mamografia. Instituída em 2013, através de um projeto de Lei de autoria da senadora Maria do Rosário, a data tem o objetivo de chamar atenção para a importância do exame que detecta alterações nas mamas.
Mamografia nada mais é que uma radiografia das mamas feita por um equipamento de raios X chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas, o que pode ajudar na cura da doença.
A recomendação é que todas as mulheres devem fazer a mamografia, principalmente no caso daquelas que têm mais de 40 anos de idade. Antes de chegar aos 40, um exame a cada três anos é o ideal.
Ao completar os 70 anos de idade, a mamografia deve ser feita com indicações médicas. Em Pará de Minas, a rede pública de saúde ainda não disponibiliza um mamógrafo para a realização dos exames na cidade.
No ano passado, o secretário Municipal de Saúde, Wagner Magesty, chegou a anunciar que o Município contaria com um aparelho que seria encaminhado através de um acordo com o Instituto de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba (Icismep).
No entanto, o mamógrafo ainda não está na cidade e, enquanto isso, as mulheres que precisam fazer o exame precisam se deslocar até Brumadinho, onde ele é oferecido gratuitamente.
Foto: hospitalmed
Há 0 comentários. Comente essa notícia.