O mercado automotivo segue uma tendência de alta desde o ano passado, o que vem animando os empresários do setor. Para se ter uma ideia, a venda de veículos novos cresceu quase 9% em 2019, alcançando o melhor resultado dos últimos 5 anos.
Foram mais de 2 milhões e 700 mil emplacamentos de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Os dados são da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Este resultado é o melhor para um ano desde 2014 quando foram vendidos quase três milhões e quinhentos mil veículos.
Ainda assim o índice está aquém do que foi registrado mais atrás, em 2012. Naquela época as vendas bateram os três milhões e 800 mil. De acordo com especialistas o bom desempenho de 2019 se deve a alguns fatores econômicos, como as taxas de juros menores e a ligeira queda nos índices de desemprego e, consequentemente, de inadimplência.
Para este ano as expectativas também são boas. A Fenabrave projeta uma nova alta nas vendas de 9,67%, considerando todos os tipos de veículos disponíveis no mercado. Este também é o cenário esperado pelo vendedor Alexsandro Alves, da Auto Cecília. Ele conta que o mês de janeiro já surpreendeu pelo volume de vendas, abrindo margem para um ano bastante lucrativo para o setor.
Segundo Alexsandro, o que tem chamado atenção é que os clientes voltaram a demonstrar que têm poder de compra. Ele percebe este quadro ao analisar as formas de pagamento escolhidas na hora de comprar o carro. Se há algum tempo a opção mais solicitada era o financiamento, agora já existe um equilíbrio entre os que financiam e aqueles que já estão pagando pelo veículo à vista.
Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM
Há 0 comentários. Comente essa notícia.